A prefeitura de Itapoá está contratando estudo de viabilidade para a construção de hospital na cidade. A licitação está na fase final e o contrato deve ser assinado neste ano. O trabalho será quatro meses para ser executado, a partir da ordem de serviço. A cidade litorânea tem o maior crescimento proporcional da população no Estado desde 2010, com avanço de 144%. Atualmente, são 36 mil moradores.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de Itapoá

O estudo de viabilidade vai analisar a demanda de saúde da cidade, com definição de porte, especialidades e porte do hospital, além de uma série de outras informações. O trabalho avaliará também qual o modelo de gestão a ser adotado no estabelecimento, inclusive a possibilidade de PPP. O estudo indicará ainda os custos de construção e operação do estabelecimento.

Em 2022, a prefeitura divulgou a aprovação de projeto básico de arquitetura do hospital municipal pela Vigilância Sanitária do Estado. A proposta é de edificação de três pavimentos, 38 leitos, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico e obstétrico, entre outros serviços. Estudo de viabilidade irá definir se será esse o perfil. O terreno previsto fica na área central.

O crescimento da cidade foi apontado como motivo para a implantação do hospital – a maior parte dos atendimentos hospitalares é realizada em Joinville, a 90 km de distância. A cidade tem o Porto Itapoá em operação desde 2011, com previsão de nova ampliação. e terá novo terminal portuário, da Coamo, nos próximos anos.

Continua depois da publicidade