Previstas desde o Plano Diretor de 2008, com regulamentação em 2019, as operações urbanas consorciadas vão sair do papel em Joinville. A primeira a ser proposta será para o Cidade das Águas, o empreendimento a ser construídos entre os bairros Anita Garibaldi e Atiradores – será um complexo residencial, com comércio e serviços, além das áreas de lazer, com uso também pela população (condomínio aberto). O investimento será privado.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A operação consorciada Cidade das Águas prevê contrapartidas do empreendimento em troca da garantia de segurança jurídica pelos próximos 30 anos, sem mudança no zoneamento da área abrangida. O anteprojeto teve parecer favorável no Conselho da Cidade no mês passado. A próxima etapa será o envio, pela prefeitura, do projeto à Câmara de Vereadores.

A lista de contrapartidas previstas tem o acesso vitalício da população às áreas de lazer e demais espaços de circulação. A instalação de parque público, com manutenção por dez anos, foi incluída. A rua Ottokar Doerffel, de acesso ao empreendimento, terá obras de urbanização, além de projeto de paisagismo. Uma área será doada para abertura de nova via entre as ruas Xavantes e Carlos Parucker.

A proposta da operação consorciada prevê ainda a elaboração de projeto executivo para a reforma da escola Conselheiro Mafra, na área central de Joinville e desativada desde a década passada – a prefeitura pretende instalar novo colégio municipal no local. A instalação do condomínio será em etapas.

Continua depois da publicidade

Joinville prepara plano contra maus-tratos de animais; unidade móvel está em estudo

Empréstimo para construção da Ponte Joinville terá “reforço”

Retomada dos radares em Joinville está mais perto de começar

“Resposta” do Estado sobre obras em Joinville virá após ajuste fiscal

Joinville vai retomar pedidos de obras ao governo federal

Com primeiro repasse em 30 dias, “ajuda” a hospital de Joinville será de R$ 3,8 mi por mês

Destaques do NSC Total