As propostas para a regulamentação de duas expansões urbanas na zona Sul estão em análise no Conselho da Cidade de Joinville. Os anteprojetos enviados pela prefeitura são para definição dos usos das expansões Rio Velho e Paranaguamirim, em áreas rurais vizinhas aos bairros Paranaguamirim e Ulysses Guimarães. As áreas vão passar ao perímetro urbano quando entrar em vigor a lei de regulamentação.

Continua depois da publicidade

Setor pode ter parque

As áreas já estão previstas no Plano Diretor, mas somente após a regulamentação poderá ser adotado o uso urbano nos espaços atualmente rurais. Depois da avaliação pelo conselho, será a vez de análise pelos vereadores. Joinville tem lista de expansões à espera da regulamentação (confira lista abaixo).

A expansão Rio Velho tem 76 hectares. A proposta é de divisão em dois setores. O maior deles será de integração mista, com permissão para comércio, serviços e indústrias de menor porte, além de residências. O outro será reservado para parque em torno das lagoas da antiga estação de tratamento do esgoto, além de atividades da economia criativa. A área de lazer está em fase de projetos e poderá ser chamado de Parque das Aves – o local já é ponto de observação de pássaros.

A expansão Paranaguamirim tem perímetro de 755 hectares, também com proposta de dois setores. Na área de integração econômica, está sendo proposto a implantação de comércio, serviços e indústrias de maior porte, além de segmentos de inovação tecnológica. O outro setor previsto é de integração náutica, com foco em atividades turísticas e náuticas – a expansão é vizinha da baía da Babitonga.

A lista de expansões à espera da regulamentação

Espinheiros (230 hectares)

Continua depois da publicidade

Oeste (714 hectares)

Estrada Palmeiras (258 hectares)

Rio Velho (76 hectares)

Paranaguamirim (755 hectares)

Onde ficam