Em fase final das obras, a pavimentação da Estrada Salinas, em Balneário Barra do Sul, será inaugurada no dia 19 de dezembro. Quando Araquari concluir a continuação da via (Estrada Itapocu) – o que deve ocorrer no início de 2019 – Barra do Sul terá  acesso asfaltado até a BR-101. Hoje, o único acesso pavimentado à cidade é pela BR-280.

Continua depois da publicidade

Vendas na Black Friday devem superar os R$ 19 milhões em Joinville

Liminar

A disputa ainda vai longe, afinal se trata de liminar em primeira instância, mas entidade de ensino com planos de construção de colégio em Joinville conseguiu liminar favorável à imunidade tributária em cobrança de IPTU em ação contra a Prefeitura, com suspensão de certidão de dívida ativa (CDA) de 2014 referente ao tributo municipal. A CDA está em fase de cobrança judicial. Como a construção da escola ainda não iniciou, o terreno foi considerado baldio. 

 

Ameaça de greve

O pagamento da vale-alimentação é o novo motivo de confronto entre o  Sindicato dos Servidores de Joinville e a Prefeitura. Na noite de quarta-feira, assembleia declarou estado de greve, com possibilidade de início de paralisação a partir da próxima quinta, quando a mobilização será avaliada em nova assembleia. Em nota divulgada ontem, a Prefeitura mantém a disposição de alterar o pagamento do vale a partir de 1º de janeiro de 2019.

Continua depois da publicidade

 

No afastamento

A mudança prevê pagamento do vale-alimentação, hoje de R$ 310 mensais, somente para quem está cumprindo a jornada de trabalho. Em caso de afastamento, o pagamento será proporcional. Em um exemplo, dias de atestado médico terão desconto no vale. Em períodos de licença-maternidade também não há pagamento. Nas férias, o vale é pago. O município alega cumprimento de lei de 2015. 

 

Vai sair

Concluída a instalação dos tapumes, começa na segunda-feira a escavação para a instalação da estação de bombeamento de esgoto no subsolo da praça Tiradentes, no Floresta. A Águas de Joinville queria ter feito a obra ainda no ano passado, mas a resistência dos moradores das vizinhanças adiou os trabalhos. A companhia alega não ter outro ponto mais adequado do que a praça para construir a estação elevatória. 

 

Reta final

A 6ª Vara da Justiça Federal deu prazo de 30 dias para as partes apresentarem suas alegações finais na ação envolvendo a competência do licenciamento ambiental em Joinville. 

 

Concorrência

A Prefeitura de Barra Velha abriu concorrência para contratar empresa para o transporte coletivo na cidade. 

Continua depois da publicidade

 

Emprego

O mercado de trabalho de Joinville já se recuperou das perdas da crise, inclusive com aumento no número de vagas. Mas no caso da indústria, a retomada ainda não conseguiu alcançar anterior à crise.

 

Leia também:

Três são presos em operação nacional contra crime de exploração sexual em Joinville