Incluída na proposta de revisão do Plano Viário, a diretriz para o contorno da BR-101 está sendo apresentada nas audiências públicas da Câmara de Vereadores sobre o projeto de lei, na lista de ligações sugeridas para serem adotadas nos próximos 30 anos.

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O traçado sugerido tem 34 km de extensão. Como a obra não está indicada no atual contrato do trecho Norte da rodovia, só poderá ser prevista a partir de 2033, quando iniciará novo período de concessão. A revisão do plano deve ser aprovada até o final do ano pelo Legislativo.

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O novo traçado só será possível se for realmente determinado na lista de investimentos do futuro contrato: a previsão no Plano Viário se trata de uma diretriz, não terá de ser obrigatoriamente cumprida, nem mesmo quando se tratar de vias municipais.

A proposta do plano também propõe mais vias marginais na rodovia em Joinville, ampliação também cobrada pela Fiesc desde o final da década passada e ainda sem estimativa de implantação.

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O traçado sugerido para o contorno da BR-101 em Joinville fica na região Oeste, começando na região de Pirabeiraba e percorrendo a área rural de Joinville, por fora do Vila Nova. O trajeto cruza a Rodovia do Arroz, passando pela região da Estada Dedo Grosso, pela área rural do município de Guaramirim e voltando a se conectar com a BR-101 em ponto entre o Eixo de Acesso Sul e o cruzamento com a BR-280.

São 34 quilômetros de contorno, em extensão semelhante ao lote 1 da duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Araquari. Uma diferença técnica é que o contorno da BR-101 se trata de traçado novo, enquanto a duplicação da BR-280 utiliza parte das atuais pistas. A proposta para Joinville poderá ser alterada, sendo que a versão final terá de ser aprovada pela ANTT.

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