A proposta de ponte com quatro pistas para o canal do Linguado vai implicar também em alargamento parcial do aterro, como forma de dar espaço para as novas pistas da duplicação da BR-280. A ponte sugerida pelo Ministério Público Federal não tem a extensão para atravessar todo o canal: a estrutura teria 100 metros, a ser instalada no ponto sugerido para a reabertura do Linguado, em São Francisco do Sul. A sugestão está em análise pelo DNIT e poderá ser incluída no novo projeto do lote 1 da duplicação da rodovia, a ser contratado no segundo semestre.

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A sugestão da ponte, compartilhada também pela Câmara Técnica Canal do Linguado, do Grupo Pró-Babitonga, permite a duplicação da BR-280 e deixa o local “preparado” para eventual reabertura do canal, com reabertura de trecho de 100 metros do aterro Sul. A reabertura parcial foi a solução considerada mais adequada por estudos técnicos feitos pela Univali sobre o Linguado.

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O entendimento foi de que a solução para a duplicação fosse aguardar pela reabertura, com complexo licenciamentos, as obras para ampliar a rodovia poderiam levar ainda mais tempo.  Se a construção da ponte for incluída no projeto da BR-280, o aterro no canal terá de ser alargado nos acessos à ligação, para construção das novas faixas da duplicação. A ferrovia é mantida, sem mudanças. Mais adiante, quando eventualmente houver decisão sobre a reabertura, será definido como será a travessia dos trens, possivelmente com construção de ponte ferroviária.  

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