O sistema de drenagem do novo teatro municipal de Joinville terá de contar com reservação de pelo menos 140 mil litros d’água ou solução técnica equivalente para o mesmo desempenho hidráulico. A determinação está entre as diretrizes para o projeto executivo da construção, em fase de licitação. A contratação do Theatro Nicodemus é integrada, com projeto, obras e pré-operação no mesmo pacote, em edital de R$ 93 milhões.
Continua depois da publicidade
Projeto arquitetônico do novo teatro
As diretrizes para o projeto apontam que a área pretendida pelo teatro está na região de mancha da inundação de Joinville, também sujeita à influência da maré. Dessa forma, o local é “suscetível” aos alagamentos, principalmente em momentos de coincidência de chuva forte com maré elevada. As medidas para reduzir os impactos são para detenção da água, com armazenamento temporário e liberação “controlada” nas redes de drenagem.
A área central de Joinville teve obra de macrodrenagem iniciada em 2014, referente ao rio Mathias. O sistema prevista conta com galerias e estação de bombeamento junto ao rio Cachoeira. O contrato foi rescindido em 2020, com execução parcial. Neste mês, deve ser concluída a perícia contratada pela prefeitura para apurar as condições do que foi executado e o que deve ser feito em caso de eventual retomada.
Continua depois da publicidade









