O estudo da Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville para instalar corredor de ônibus na avenida Hermann Lepper, no trecho entre a Prefeitura e a rua Itaiópolis, tem como objetivo facilitar o acesso ao bairro Iririú dos ônibus saídos do terminal central.

Continua depois da publicidade

 

Desencanto

Frustrado com o MDB, Richard Harrison pretende ter uma conversa com Mauro Mariani para definir seu futuro no partido, inclusive se permanece ou não. O desencanto de Richard foi durante a eleição, quando concorreu a deputado federal, conquistando 13,2 mil votos, enquanto que os candidatos locais a estadual somaram 45,4 mil votos.

“Se equivalente a 80% dos viessem para mim, teria feito 40 mil votos em Joinville. Acabei sendo uma opção não validada”, diz o vereador.

 

Continua depois da publicidade

Alerta

Para Richard, o terceiro lugar do MDB na eleição em Joinville para governador é um alerta para 2020. “Temos que nos preparar desde agora, apontar um nome”, alega. O vereador acredita que a tentativa do partido de se descolar da imagem nacional do MDB não teve sucesso. “E trocar o nome não adiantou nada”, emenda.

 

Buracos

A situação estava complicada, mas as chuvas agravaram ainda mais a situação de parte das ruas de Joinville por causa dos buracos. Os reparos precisam agora de bom tempo – se o estado de conservação estivesse melhor, a água não causaria tantos estragos (um exemplo é a Monsenhor Gercino).

 

Em 2014

No final de outubro de 2014, a Acij divulgou pesquisa sobre licenciamento ambiental em Joinville, na qual 80% das empresas da cidade levavam entre seis meses e quatro anos para conseguir as liberações dos órgãos ambientais. Em 12% dos pedidos, a autorização saía antes de um semestre e em 8% demorava mais de quatro anos. 

 

Simdec

Os proponentes de 148 projetos contemplados pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura, o Simdec, estão momentaneamente impedidos de apresentar novas propostas ao programa. A maioria dos projetos foi aprovada nas edições entre 2011 e 2016. A Secretaria de Cultura e Turismo aguarda informações sobre as prestações de contas. A lista dos proponentes foi concluída na semana passada. 

Continua depois da publicidade

 

Com saúde

Depois de anos consecutivos de aumento do índice de gastos, o peso proporcional das despesas com saúde poderão fechar o ano com uma queda sensível em relação a 2017. Nos balanços divulgados até agora, o gasto está quase dois pontos percentuais abaixo do registrado no ano passado. Não que o gasto real seja menor, é que está mais diluído na receita. Ainda assim, vai ficar perto de 40% da receita com os impostos, enquanto que o mínimo exigido em lei é de 15%. 

 

Em queda

Na maioria dos municípios da região de Joinville, também houve queda no número de assaltos na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o que aconteceu em São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva e Itapoá, conforme os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública até agosto. A exceção foi Araquari, onde a quantidade de registros na Polícia Civil de assaltos passou de 58 para 64. 

 

Mais de 85%

O desempenho de Bolsonaro em Joinville ultrapassou com folga o recorde da cidade em segundo turno de eleição presidencial, com 83,2% dos votos válidos (Lula havia feito 67,4% em 2002). Na 19ª Zona Eleitoral de Joinville, a votação de Bolsonaro foi ainda maior, com 85,09% dos votos. É a região dos bairros América, Glória, Saguaçu, Costa e Silva, Bom Retiro, entre outros, além do Centro.

 

Ação dos medicamentos

Em sentença, liminar concedida à Defensoria Pública de Santa Catarina foi confirmada na 2ª Vara da Fazenda Pública e o governo do Estado precisa manter o fornecimento na Farmácia-escola de Joinville de uma série de medicamentos.  São onze produtos. Há outras duas ações da Defensoria de Santa Catarina cobrando fornecimento regular de medicamentos que estavam em falta na Farmácia-escola.

Continua depois da publicidade

 

Sugestões

O governador eleito Carlos Moisés deverá receber sugestões de nomes de Joinville para o secretariado, a ser montada pelo pessoal local do PSL. “Mas temos consciência de que a decisão será dele”, diz o deputado federal eleito Coronel Armando. Os nomes serão de técnicos. Mas não há pressa.  

 

Homenagem

Os empresários Luiz Antônio Selbach e José Nauro Selbach ganham nesta terça-feira (30) o título de cidadãos honorários de Joinville, em solenidade na Câmara. 

 

Alerta

A maior vigilância e alerta da Justiça Eleitoral em relação aos boatos infundados envolvendo a segurança da urna eletrônica fizeram praticamente desaparecer as fake news sobre o sistema. 

 

2020

Deputado federal eleito pelo PSL, Coronel Armando descarta possibilidade de concorrer a prefeito em 2020.

Continua depois da publicidade

 

Mais do que Joinville

Na região de Joinville, Bolsonaro teve a maior votação proporcional em São João do Itaperiú, com 86,61% dos votos. 

 

Tranquilidade

Sem tem algo que o governador eleito Carlos Moisés não deverá ter dificuldade é a formação de ampla base de apoio na Assembleia. 

 

Leia também:

Rede de supermercados lança marca atacadista e nova loja será em São Francisco do Sul