Florianópolis

publicidade

Saavedra

Saúde

Prefeitura de Joinville pede repasse do Estado para ajudar no custeio do Hospital São José

Compartilhe

Por Saavedra
10/08/2018 - 02h45 - Atualizada em: 10/08/2018 - 02h44
(Salmo Duarte, A Notícia)

Um outro pedido feito ontem pela Prefeitura de Joinville ao governo do Estado foi a inclusão de repasse para colaborar no custeio do Hospital São José. Entre junho e dezembro, estão previstos R$ 3 mihões mensais, em pagamento já iniciado. “Agora, queremos garantir esse repasse de forma permanente”, alegou Udo Döhler ao solicitar R$ 6 milhões mensais do Estado para o hospital mantido pela Prefeitura.

 

Nova ala de UTIs do Hospital São José, de Joinville, é inaugurada

udo
(Foto: )

Na tarde de ontem, foi inaugurada a nova ala de UTIs do Hospital São José, em Joinville, com a capacidade ampliada de 14 para 30 leitos. O número de vagas era o mesmo desde o início dos anos 2000. A obra foi executada pela Prefeitura, com participação do governo do Estado, com repasse liberado pelo então governador Raimundo Colombo em 2013. Na solenidade, o governador Eduardo Pinho Moreira e o prefeito Udo Döhler estiveram presentes.

 

Novo índice

O governador Pinho Moreira se comprometeu a incluir a solicitação na proposta a ser apresentada à Assembleia Legislativa. Para ele, a elevação do piso mínimo da receita do Estado a ser utilizado na saúde, de 12% para 15%, fará com que o governo estadual faça mais investimentos no setor, onde se encaixa o pedido para o Hospital São José.

 

Segurança

Para atender cobranças do Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura de Joinville vai incluir em lei a criação de vagas para dois engenheiros de segurança do trabalho, um engenheiro agrimensor e quatro vagas para técnicos em atividades esportivas. O projeto de criação dos cargos, a serem ocupados por servidores efetivos, foi para a Câmara.

 

2019

A Águas de Joinville pretende ampliar a tubulação de água na região da Via Gastronômica, na Visconde de Taunay. A obra a ser licitada vai prever também realocação da rede de esgoto. Só depois dessas intervenções será iniciada a obra de macrodrenagem do rio Mathias naquele ponto – o que vai ocorrer em 2019. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na Beira-rio.

 

No Regional

Antes da inauguração da UTI e do novo setor de tratamento de queimados do Hospital São José, o governo do Estado liberou o início das obras da nova ala de UTI do Hospital Regional. O contrato prevê mais 20 leitos, dobrando a capacidade atual, com entrega no segundo semestre do ano que vem. Dessa forma, os leitos de UTI dos dois maiores hospitais públicos de Joinville estão passando de 34 para 70 vagas.

 

A próxima

O próximo investimento pretendido pelo Hospital Regional de Joinville é a nova ala de cardiologia, com 42 leitos – hoje são 38. A futura obra deve encerrar, por ora, o pacote de investimentos no hospital.

 

Contratação

A Delegacia de Polícia Civil de Joinville pode ganhar autorização para contratar mais seis estagiários, a serem lotados nas delegacias para atuar na área de boletins de ocorrência e reduzir o tempo de espera no primeiro atendimento. Hoje são 22 estagiários. A Polícia Civil também está buscando a contratação de jovens aprendizes por meio de empresas – que podem ceder os contratados para atuar em atividades nas delegacias. 

 

Reunião

No final da tardede ontem, Eduardo Pinho Moreira, Mauro Mariani e Udo Döhler se encontraram no gabinete do prefeito de Joinville. A secretária de Educação e presidente do MDB em Joinville, Simone Schramm, participou da parte final do encontro. O conteúdo da conversa não veio a público, mas, evidentemente, as eleições dominaram.

 

Cães com moradia

No bairro Boa Vista, os cães comunitários (vivem na rua, mas são cuidados pelos moradores do entorno) ganharam até casinha, com água e ração. Em outros pontos da cidade, há também oferta de alimentação para os cachorros.

 

Cedup

Um grupo conversou ontem com o governador Eduardo Pinho Moreira em Joinville levando pedido de manutenção das vagas nos cursos técnicos do Cedup. As solicitações serão analisadas. 

 

Reunião

No final da tardede ontem, Eduardo Pinho Moreira, Mauro Mariani e Udo Döhler se encontraram no gabinete do prefeito de Joinville. A secretária de Educação e presidente do MDB em Joinville, Simone Schramm, participou da parte final do encontro. O conteúdo da conversa não veio a público, mas, evidentemente, as eleições dominaram.

 

Leia outras publicações de Saavedra

Deixe seu comentário:

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação