As áreas de escape da Serra Dona Francisca, em Joinville, estão começando a ganhar forma, com avanço da terraplanagem e escavações em rocha, com uso de perfuratrizes. O andamento das obras na km 17,4 já mostra, ainda que parcialmente, como ficará o dispositivo de desaceleração. A curva será redesenhada no local, com ampliação do raio para 50 metros. A outra área de escape em construção na SC-418 fica no km 15. Os dois quilômetros da estrada entre as duas áreas serão requalificados, entre outras melhorias. O trânsito está em sistema de “pare e siga”.
Continua depois da publicidade
Confira imagens das obras
O início das obras foi anunciado em abril, com início efetivo em junho – portanto, como são 12 meses para a execução, a entrega deve ocorrer até junho de 2026. Há possibilidade de antecipação do prazo para a inauguração. As áreas de escape serão liberadas simultaneamente, após a conclusão e contratação de empresa de guincho para a remoção dos veículos que eventualmente recorrem às áreas de escape.
O investimento do governo do Estado é de R$ 35,5 milhões na SC-418, com construção das primeiras áreas de escape de Santa Catarina. Os dois espaços de desaceleração estavam previstos em projeto de requalificação da rodovia, no segmento entre Joinville e Campo Alegre. Após acidente com caminhão em uma das curvas da rodovia, com vazamento de produto químico em rios, as áreas de escape foram anunciadas.
Continua depois da publicidade
































