Perto de completar um ano da autorização para o início da elaboração dos projetos de engenharia de quatro lotes da Via Mar, o edital para o quinto lote continua em preparação. O segmento tem 55 km, entre a SC-486 (Itajaí) e o Contorno Viário de Florianópolis. O trecho é considerado o mais complexo por ter a maior extensão entre os lotes, além de ter previsão de túnel duplo, com 1,2 km. Além do túnel duplo, o quinto lote terá dois viadutos e dez pontes.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Os quatro lotes com projetos em elaboração desde o final de outubro do ano passado cobrem 90,5 km dos 145 km previstos para o corredor litorâneo, paralelo à BR-101, entre Joinville e o Contorno Viário de Florianópolis. Os dois lotes mais adiantados passaram de 40% de execução –  o prazo de entrega dos trabalhos vai até o segundo semestre de 2026. O estudo ambiental em andamento também cobre os quatro lotes.

O primeiro lote a ter projeto concluído deverá ser escolhido para o início das obras. O governo do Estado quer iniciar a Via Mar em 2026, ainda no primeiro semestre. A rodovia de seis faixas de tráfego tem custo estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões. A estrada estadual deverá ser concedida para a iniciativa, mas o Estado pretende iniciar com recursos próprios, com posterior ressarcimento pela concessionária.