A elaboração do projeto executivo para a construção de uma nova ferrovia no Norte do Estado está em andamento, com previsão de conclusão até o final de 2024. Os estudos são para implantação de ramal de 62 km entre Araquari e Navegantes, conectando duas regiões portuárias de Santa Catarina – Araquari já conta com ligação ferroviária com São Francisco do Sul.
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O projeto da Ferrovia Interportos poderá se basear, se viável, nas diretrizes da Ferrovia Litorânea, projetada há mais de duas décadas. O novo trabalho foi contratado pelo governo do Estado no ano passado por R$ 6,5 milhões. A Ferrovia Litorânea, com traçado até Imbituba, teve a contratação de projetos nos anos 2000, em lotes. Houve apresentação de alternativas de traçado e estimativa de custos. O segmento entre Araquari e Tijucas, por exemplo, teria custo de R$ 1,5 bilhão (em valores de 2015).
Como se trata de um investimento bilionário, a construção de uma nova ferrovia de 62 km se torna uma incógnita: a possibilidade acaba sendo a oferta de um modelo capaz de atrair a iniciativa privada. Até agora, o único pedido de autorização de nova ferrovia em SC no programa Pró-Trilhos é para o ramal entre Chapecó e Cascavel. Além do projeto executivo para a ferrovia entre Araquari e Navegantes, o governo do Estado contratou o projeto básico para o corredor ferroviário entre Chapecó e Correia Pinto.
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