Ainda que a proposta para Florianópolis tenha ficado mais conhecida, o metrô de superfície chegou a ser sondado para Joinville. No Plano Plurianual para 2008-2011, o governo do Estado reservou R$ 16 milhões para dar largada aos estudos do projeto. O então governador Luiz Henrique era entusiasta da ideia. O plano inicial era avaliar a possibilidade de trajeto metropolitano, com uso também “interno”, dentro da cidade. Os estudos não chegaram a ser contratados – a alegação era de Joinville ainda não tinha demanda para viabilizar o empreendimento – e o foco passou a ser o metrô de Florianópolis, como mais uma opção de ligação entre continente e ilha. Também não saiu.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na semana passada, os governadores Jorginho Mello e Tarcísio de Freitas conversaram sobre a possibilidade de implantação de metrô de superfície em Santa Catarina, conforme informou a colunista Dagmara Spautz. Além do metrô de superfície, houve estudo de outras modalidades de uso de trens para transporte de passageiros. Na lista envolvendo Joinville, está a conexão pelo Litoral, com traçado até Itajaí em uma primeira etapa ou mesmo a aproveitamento do atual ramal, atualmente exclusivo para o transporte de cargas.
No governo Carlito (2009-2012), uma opção analisada foi de veículo leve sobre pneus (VLP). No Plano de Mobilidade de 2015, no primeiro mandato de Udo (2013-2016), foi incluída a meta de estudos sobre outros modais para integração com o transporte coletivo, como aeromóvel, VLT (veículo leve sobre trilhos), VLP e trem urbano – nada foi feito nesse sentido.
A última movimentação da prefeitura foi em 2021, quando o prefeito Adriano Silva solicitou à ANTT a liberação da ferrovia para uso de trens de passageiros, em modelo diferente ao metrô de passageiros. O tema será avaliado na renovação da Malha Sul, mas não há nenhuma previsão de oferta do serviço. De qualquer forma, as obras do contorno ferroviário continuam sem previsão de retomada e ferrovia continuará sendo usada para o transporte de cargas, de forma exclusiva.
Continua depois da publicidade
Novo balanço aponta índice maior em despesa com pessoal em Joinville
Prefeitura de Joinville define o que será feito com antigo terminal de ônibus
Relator no STF vota a favor de prazo de transição em decisão sobre bombeiros voluntários de SC
Parque ecológico de Joinville poderá contar com trilhas; confira imagens da área de conservação
O que a prefeitura de Joinville pretende monitorar com uso de drones
Jorginho recorre ao STF em ação sobre ensino domiciliar
Concessão do Centreventos pode iniciar em janeiro; climatização terá projeto