A proposta para novo binário da zona Sul de Joinville foi selecionada pelo Novo PAC Seleções 2025, na modalidade de mobilidade urbana. Com a aprovação, a prefeitura poderá contratar financiamento para as obras. A nova rodada do programa do governo federal foi anunciada nesta sexta-feira, com escolha de 29 propostas, em mais de 20 Estados e municípios. O montante anunciado foi de R$ 6,05 bilhões.
Continua depois da publicidade
A solicitação de Joinville foi de R$ 95,3 milhões para implantar o binário entre as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino. O plano de melhorias no transporte coletivo colaborou na escolha da proposta -há previsão de corredores de ônibus no binário. O recurso será usado em requalificação das duas vias, entre outras obras. No formato planejado, a rua Monsenhor Gercino faz o sentido Centro-bairro, entre as ruas Santa Catarina e a Elpídio Lemos, perto do terminal de ônibus do Itaum.
A rua Florianópolis faz o sentido contrário, com mão única bairro-Centro entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon. As simulações realizadas pela prefeitura apontaram redução média de 30% nos deslocamentos, em divulgação em 2023, quando a proposta foi apresentada. O plano era de implantar o binário naquele momento, mas comissão de vereadores solicitou mais melhorias nas duas vias, como requalificação, drenagem, iluminação, melhor sinalização em cruzamentos com ferrovia, recuperação de calçadas, entre outras obras, e a prefeitura adiou a proposta.



