A Câmara de Joinville recebeu nesta segunda-feira projeto para a “adoção” de pontos de parada de ônibus, com proposta para empresas assumirem a manutenção dos espaços em troca de publicidade. A sugestão apresentada pelo vereador Diego Machado (PSDB) é baseada no Parceria Verde, programa da prefeitura que permite empresas assumirem praças e canteiros. O projeto será analisado em comissões técnicas antes de ir à votação.

Continua depois da publicidade

> Obras em praça no Centro de Joinville devem ser concluídas em junho

​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Desde 1998, é permitida a publicidade em pontos de paradas de ônibus, desde que autorizada pela prefeitura. A proposta do vereador traz a vinculação à manutenção, uma forma de enfrentar a “escassez” de recursos pelo município. O programa “Adote uma parada de ônibus”, sugerido por Diego, poderá ser usado para a colocação de abrigos ou manutenção onde o equipamento já está instalado.

Joinville tem 2,5 mil pontos de ônibus, conforme resposta da prefeitura à Câmara em pedido de informação do início do ano passado. Também foi informado que perto de 1,3 mil paradas contam com algum tipo de abrigo de proteção aos passageiros. Leis municipais de Joinville determinam a implantação de abrigos cobertos em todos os pontos de paradas do transporte coletivo, assim como a instalação de bancos.

Continua depois da publicidade

> Edital de R$ 69 milhões para obras em Joinville não tem interessados

> Obra na rua dos Suíços avança e trecho no Costa e Silva depende de liberação em Joinville

> Com 25 mil eleitores a mais desde 2018, cadastro de Joinville aponta avanço da população

> Prefeitura de Joinville quer contratar plano municipal de mineração

​> Impacto de reajuste salarial e do vale-alimentação de servidores de Joinville será de R$ 84 mi