A Câmara de Joinville vai analisar proposta para permitir utilização de áreas reservadas para ampliação e abertura de vias, em eixos previstos na revisão do Plano Viário. A permissão seria concedida por meio de outorga precária e, quando os espaços viessem a ser utilizados pelo sistema viários, eventuais construções teriam de ser demolidas pelos proprietários. O projeto foi apresentado por um grupo de onze vereadores.
Continua depois da publicidade
O atual Plano Viário de Joinville (em vigor desde 1973), assim como a proposta de revisão, em análise na Câmara, indica eixos para futuras ampliações e aberturas de novas vias. As áreas não podem receber novas construções – eventuais edificações existentes podem ser mantidas. Quando os lotes são utilizados para o sistema viário, passam por desapropriação, com pagamento de indenização ao proprietário pela prefeitura. Ao longo dos anos, uma vez constatado que determinado terreno não seria mais utilizado pelo sistema viário, o eixo foi suprimido do Plano Viário, permitindo o uso pelo dono.
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A proposta apresentada nesta semana, se aprovada, libera o uso, inclusive para novas construções, enquanto a obra viária não é executada. É prevista análise da prefeitura para concessão de outorga. Se o lote for usado com construções, as edificações terão de ser demolidas pelo outorgado quando a prefeitura for usar para ampliar ou abrir uma rua – para cálculo da desapropriação, vale a área sem benfeitorias.
“Ressalta-se que o projeto ora em análise não inviabiliza, de qualquer modo, as futuras ampliações necessárias, mas tão somente permite o uso adequado dessas áreas, enquanto as obras não começarem”, alegaram os autores na justificativa. Não há previsão de quando a proposta será votada, nem mesmo em relação ao projeto de revisão do Plano Viário, enviado pela prefeitura no ano passado.
Continua depois da publicidade
Após obra no Distrito Industrial, novos elevados vão demorar em Joinville
Porto de SC tem edital para obra submersa
Por que Joinville não conta com número maior de elevados
O que falta para a obra do Mathias ajudar a reduzir alagamentos em Joinville
Qual o gasto médio da saúde pública por morador em Joinville
Por que licitação do ônibus em Joinville vai levar mais tempo
Revitalização em praia de SC começa na próxima semana; confira vídeo