O contorno de São Francisco do Sul deverá ser o trecho a ser ‘”salvo” do lote 1 da duplicação da BR-280. O DNIT/SC ainda está tentando incluir o viaduto de Araquari na retomada das obras do lote, mas é provável que somente o contorno tenha autorização: mais do que isso, os limites do atual contrato podem ser ultrapassados. As tratativas estão em andamento e a definição deve ocorrer nos próximos meses. Os demais trechos do lote 1 deverão ser executados em futuro contrato, ainda a ser licitado. Nessa licitação, pode entrar a solução a ser adotada no canal do Linguado, além da ciclovia de 38 km. As obras nos demais lotes estão em andamento.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As obras do lote 1 estão paradas desde o final de 2022, para revisão do projeto. É o segmento de maior extensão da duplicação da BR-280, com 36 km entre São Francisco do Sul e Araquari. Não há mais como realizar todas as obras necessárias com o atual contrato devido ao aumento de custos e necessidade de mudanças no traçado, entre outras modificações. Por isso, o DNIT/SC passou a defender a conclusão das duas frentes de trabalho iniciadas, no contorno de São Francisco e no viaduto de Araquari, no entorno do Instituto Federal Catarinense.

Confira imagens do lote 1

No entanto, após tratativas com o Tribunal de Contas da União, há encaminhamento para permitir a retomada do contorno, como forma de atender ao limite do contrato. O contorno tem oito quilômetros de extensão, a partir do km 3 da BR-280, nas imediações do Porto de São Francisco do Sul. Além da autorização para a retomada, a superintendência do DNIT em Santa Catarina terá de contar com repasse de R$ 40 milhões, ao menos, para custear a volta dos trabalhos – com a paralisação, o lote 1 está sem previsão de recursos.

Continua depois da publicidade

Qual faixa etária tem maior crescimento no eleitorado de Joinville

Joinville reclama de proposta “insuficiente” e cobra mais obras na BR-101

Por que Fiesc quer saber quais serão os impactos de duplicações das BRs 280 e 470 na BR-101

Como se saíram trechos de SC em estudo sobre transporte de passageiros por trens

Sonho do contorno da BR-101 em Joinville tem chance de voltar ao debate

Proposta para a BR-101 em Joinville prevê ampliação de vias laterais

Próxima ponte prevista para Joinville terá 200 metros de extensão

Destaques do NSC Total