nsc
    nsc

    População

    Quando Joinville poderá chegar a 1 milhão de habitantes

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    19/09/2020 - 08h01
    Última estimativa do IBGE apontou Joinville ainda com população abaixo dos 600 mil habitantes
    Última estimativa do IBGE apontou Joinville ainda com população abaixo dos 600 mil habitantes (Foto: Mauro Schlieck, arquivo pessoal)

    Se o índice de crescimento de Joinville dos últimos dez anos se repetir pelas próximas décadas, há possibilidade de a cidade chegar em 2050 ainda sem atingir a marca de 1 milhão de habitantes. Portanto, se o patamar vier a ser atingido, será na segunda metade do século. Mas projeções demográficas de longo prazo para cidades são sempre exercícios incertos. Além disso, o Censo de 2020 do IBGE ficou para o ano que vem por causa da pandemia e, nos últimos anos, só há estimativas sobre o tamanho da população nos municípios. Há ainda os impactos da própria pandemia nas migrações e no mercado de trabalho, de complexa previsão.

    > Estimativa de 2020 do IBGE: Joinville ainda não chegou a 600 mil habitantes

    > Eleições 2020 em Joinville: com mais de 500 candidatos, disputa para vereador terá recorde

    A última atualização do IBGE sobre as populações municipais foi divulgada no mês passado, com Joinville chegando a 597,6 mil moradores. Trata-se de uma estimativa, em grande parte baseada no crescimento da cidade entre 2000 e 2010, anos dos últimos dois censos. Somente com um novo censo, em 2021, se terá um número mais apurado – ainda que eventual divergência não venha ser significativa.

    Em 2007, o IBGE fez uma contagem da população em cidades com menos de 170 mil moradores e descobriu que a taxa de crescimento estava menor do que a projetada nas estimativas. As populações dos demais municípios foram revisadas e Joinville “perdeu” moradores, o que causou reclamações da prefeitura.

    Pela estimativa de 2020, Joinville ganhou 82 mil moradores nesta década, um crescimento de 16%. Se o índice se repetir nos próximos dez anos, Joinville terá quase 700 mil habitantes em 2030 e pouco mais de 800 mil em 2040. Na metade do século, teria perto de 1 milhão. Mas antes disso, a população do País já terá parado de crescer, conforme as projeções do IBGE. No entanto, a estabilidade não se aplica de maneira uniforme aos municípios por causa das migrações internas. Portanto, ainda não há como precisar se Joinville quando chegará 1 milhão de habitantes, se é que a marca será alcançada algum dia.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas