Perto de completar 100 anos, a Casa Kruger vai passar por restauração em Joinville. O projeto contratado pela prefeitura teve aval do Iphan e, após a conclusão da fase executiva, será elaborada a licitação para as obras de reforma, ainda sem prazo definido. O trabalho vai contemplar a recuperação da construção principal, construção de anexo, melhorias na acessibilidade, instalação de bicicletário, entre outras providências. O projeto executivo deve ser concluído até julho.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A atual versão da edificação está perto de completar 100 anos. A construção foi concluída em 1925, a partir de casa anterior, erguida no final do século 19. O imóvel foi comprado em 1995 pela prefeitura, com tombamento como patrimônio histórico pelo Iphan em 2007. A casa construída com técnica enxaimel é um centro de atendimento aos turistas, com feiras em espaço anexo nos finais de semana.

Mais imagens da proposta e da Casa Kruger

A observação do Iphan foi de que o novo paisagismo não leve em conta o projeto de duplicação da SC-418 no trecho em frente à Casa Kruger. A avaliação é de que distância da edificação da via deve ser preservada – em relação à duplicação da estrada nos demais segmentos, não há objeção do instituto. A Secretaria de Estado da Infraestrutura também foi comunicada da posição,

Continua depois da publicidade

A ampliação da SC-418 em Pirabeiraba já não estava mais nos planos a curto ou médio prazo do governo do Estado: a prioridade é a reforma da estrada no trecho da Serra Dona Francisca, em local de curvas mais sinuosas. No início do ano passado, em audiência pública, a comunidade defendeu a revitalização da rodovia, mas sem duplicação. As obras estão estimadas em R$ 86 milhões.

Duplicação de mais de R$ 100 milhões em Joinville tem projeto, mas sem previsão de obras

Joinville tem “guia” para resgate de animais em desastres

Monitoramento apontou quantos bugios-ruivos habitam região de Joinville

Quantos apartamentos novos foram vendidos em Joinville em 2024

Entidades empresariais de SC enviam ofício a ministro sobre BR-101 Norte

Joinville tem registro de mais multas em veículos com “descarga livre”

“Da panela ao copo”, Joinville terá congresso técnico sobre produção de cerveja artesanal

Destaques do NSC Total