A preparação para a reforma do ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, teve mais uma etapa nesta quarta-feira, com a abertura de propostas das empresas interessadas nas obras, participantes de licitação. Agora, será a vez de análise da documentação antes da homologação da concorrência, o que pode ocorrer em novembro. O restauro deve ser autorizado até o final do ano pelo governo do Estado, com dois anos para a conclusão das obras, a partir da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do projeto

O ginásio foi inaugurado pelo Estado em 1975, com reforma em 1984. Sem uso para competições esportivas desde 2011, o Ivan Rodrigues esteve com gestão municipal até a década passada, quando foi devolvido pela prefeitura ao governo do Estado. A possibilidade de demolição chegou a ser avaliada, mas decisão pelo restauro foi tomada em 2023 com o posicionamento de que a reforma seria uma forma mais rápida de reabrir o espaço.

A posição da quadra será alterada, como forma de permitir a ampliação do espaço, para atendimento das medidas para competições oficiais. A nova capacidade de público terá redução, passando de pouco mais de 3 mil para 2,5 mil pessoas. A prefeitura de Joinville prepara a construção de novo ginásio, em terreno na Zona Industrial Norte. No momento, não há previsão de início das obras.

Como está o ginásio