As possibilidades sobre o transporte hidroviário na Babitonga, na região de Joinville, serão examinadas em estudo em contratação pelo governo do Estado. A concorrência aberta nesta semana pela Secretaria de Estado da Infraestrutura quer contratar projeto sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental dos serviços de transporte de passageiros e veículos. O levantamento vai começar neste ano. A contratação é limitada ao estudo: não há contratação dos serviços, neste momento.

Continua depois da publicidade

> Número de acidentes de trânsito aumenta 24% em Joinville; veja as ruas mais perigosas

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O edital oferece sugestões de rotas, como as ligações entre Joinville e São Francisco do Sul. A partir da Vigorelli, as embarcações podem se dirigir à Vila da Glória e ao Distrito do Saí. Hoje, há linha de ferryboat que faz a conexão entre a Vigorelli e a parte continental de São Francisco.

O projeto também vai analisar rotas envolvendo a região dos Espinheiros, em Joinville, também às margens da baía da Babitonga. Nas rotas sugeridas, são indicadas áreas de abrangência dos possíveis terminais de embarque e desembarque de passageiros. Além de definir os locais, o projeto vai apontar também as características mais apropriadas, como píer ou flutuantes, por exemplo.

Continua depois da publicidade

As rotas e os tipos de embarcações, assim como as possibilidades de integração com outros modais, também terão de ser indicados. Uma série de estudos sobre a viabilidade econômica, para eventual concessão à iniciativa privada, assim como análise ambiental, também foi solicitada. A partir da autorização, o estudo terá de ser elaborado em 150 dias.

> Câmara de Joinville aprova reforma da Previdência; confira como foram os votos

> MP quer informações em Joinville sobre plano do ensino 100% presencial

> Nova estimativa deve apontar Joinville com mais de 600 mil habitantes

> Vereador de Joinville faz pedido de liberação parcial de torcida na Arena​

> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail