Na terceira tentativa, foi escolhida a empresa para a instalação de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca, em Joinville. Nos certamas anteriores, não houve interessados (deserta) ou os participantes não atenderam ao edital (fracassada). A homologação da Construtora Luiz Costa, por meio de edital de dispensa de licitação, foi publicada nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. A autorização para o início dos trabalhos deve sair até 15 de abril. Serão as primeiras áreas de escape de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As áreas de escape serão construídas em duas curvas sinuosas da SC-418, nos km 15,3 e 17,4, em Joinville. A requalificação do segmento de 2 km está prevista no edital, inclusive com redesenho de de uma das curvas. O trecho cruza uma região montanhosa, na Serra Dona Francisca. Os dispositivos de segurança estavam previstos no projeto de revitalização da rodovia estadual, concluído em 2022 e com intervenções para o traçado entre Joinville e Campo Alegre. O investimento será em torno de R$ 35 milhões.
Confira imagens
No início do ano passado, duas das áreas de escape previstas no projeto foram anunciadas de forma emergencial pelo governo do Estado. A medida foi tomada após acidente com caminhão em uma das curvas: houve vazamento de produto químicos para rios, levando à paralisação por 20 horas da produção da estação de tratamento de água que abastece 70% da população de Joinville. As obras terão 12 meses para ficar prontas, após a emissão da ordem de serviço.
Continua depois da publicidade










