A Tupy confirmou nesta sexta-feira a compra da Teksid, subsidiária da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para componentes em ferro fundido. De acordo com comunicado da Tupy, a transação inclui as fábricas da Teksid no Brasil, México, Polônia e Portugal, assim como participação em joint venture na China, centro de engenharia na Itália e escritório nos Estados Unidos. A operação em alumínio da Teksid não entrou na negociação e permanecerá integrante da FCA.

Continua depois da publicidade

O comunicado da Tupy informa ainda que o montante a ser pago pela empresa é de 210 milhões de euros. “A aquisição proporcionará oportunidades substanciais para o compartilhamento de melhores práticas em processos-chave, permitindo à Tupy expandir sua atuação e crescer frente aos desafios da indústria”, apontou a posição da Tupy. Em conjunto, as empresas tiveram aproximadamente R$ 7,2 bilhões de faturamento em 2018 e empregam cerca de 20 mil pessoas.

“A Teksid é globalmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e pelo talento e conhecimento técnico de suas equipes. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos nossos colegas da Teksid para construirmos juntos uma companhia ainda mais forte para o futuro”, comemorou Fernando de Rizzo, CEO da Tupy. “Com a aquisição e a subsequente combinação de ativos, pessoas e conhecimento, poderemos aumentar significativamente a nossa capacidade de desenvolver novas tecnologias e entregar produtos e serviços com maior valor agregado para nossos clientes, em todo o mundo”, informou Fernando de Rizzo. Para a Tupy, a transação também fortalecerá a parceria estratégica da Tupy com a FCA, “que permanecerá como um cliente significativo da empresa após a aquisição”.

Continua depois da publicidade