A UFSC está analisando a possibilidade de instalar o curso de medicina em Joinville. Há tratativas entre a reitoria e a direção da universidade na cidade para viabilizar a oferta. Uma das iniciativas será a busca de apoio de prefeituras da região. Como os planos estão no início, ainda não há prazos definidos para o eventual início do novo curso.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A implantação de outros cursos também está em análise, com foco em áreas não atendidas pelas instituições de ensino público na região, mas também sem definição. Instalada em Joinville desde 2009, em processo de interiorização da universidade, a UFSC tem atuação nas áreas de engenharia e tecnologia: além do curso de ciência e tecnologia, são oferecidos outros sete cursos em engenharia. Há também dois cursos de mestrado.

As instalações da UFSC em Joinville estão localizadas em espaço alugado em condomínio industrial, em operação desde 2018. A instituição de ensino conta com terreno para a construção de campus, junto à BR-101. A universidade pretende retomar as obras paradas desde 2011, mas ainda não há cronograma.

Antes do início das aulas em Joinville, em 2008, um dos temas questionados pelo Ministério Público Federal foi a escolha dos cursos: para o MPF, a definição precisaria passar por maior discussão. A Justiça Federal alegou que a instituição tinha autonomia no processo e negou liminares.

Continua depois da publicidade

Joinville avalia repasse “extra” para CEIs conveniados

Além de mais casos confirmados, dengue em Joinville tem disparada em notificações

Estudo sobre rotas na Babitonga é concluído e transporte pode ter concessão

Ainda nos planos, reforma da SC-418 não tem previsão de início das obras

Reajuste para servidores municipais de Joinville tem índice definido

Como foram as propostas de teleféricos e bondinhos em Joinville

Destaques do NSC Total