A possibilidade de antecipação do novo contrato de concessão da BR-101 Norte colocou as vias marginais da rodovia como uma das principais pautas em infraestrutura de Joinville. Além da busca de inclusão da expansão das vias na repactuação contratual, há mobilização para as marginais se estenderem para outros locais do traçado no município, além de incorporação ao contrato dos segmentos existentes ainda fora da concessão – este será o tema de nova reunião na ANTT, na próxima semana, com participação de vereadores e empresários.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A repactuação dos contratos abre a possibilidade, no caso da BR-101 Norte, de ampliação do prazo em 15 anos, ou seja, uma concessão que venceria em 2033 vigoraria até 2048. Com isso, obras que só poderiam ser previstas a partir da próxima década, no novo contrato, têm chance de antecipação. A concessionária tem um conjunto de propostas de ampliação das marginais e ruas laterais, com construção de três viadutos. Os projetos (executivos ou preliminares, conforme o trecho) serão entregues até o final do ano.

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A ANTT e o Ministério dos Transportes devem receber mais sugestões para a repactuação. Na semana passada, os vereadores Adilson Girardi e Mauricinho Soares, acompanhados do deputado Carlos Chiodini, solicitaram à agência a implantação de marginais até o limite ao Sul do município de Joinville. O principal motivo é atender ao movimento a ser criado com área de expansão urbana Sul, vizinha da rodovia.

Continua depois da publicidade

Na próxima semana, será a vez dos vereadores Diego Machado, Nado e Wilian Tonezi procurarem a ANTT para solicitar a inclusão no contrato de segmentos de marginais, com 20 quilômetros de extensão. As vias já estavam implantadas em 2008, quando a concessão iniciou, mas ficaram fora do contrato. A concessionária faz a manutenção apenas nas marginais instaladas depois do início da concessão.

Movimento por superciclovia no Norte de SC terá nova mobilização

Líder em empregos, setor de serviços alcança nova marca em Joinville

Prefeitura vai decidir futuro de novo binário em Joinville após Câmara pedir mais obras

Qual o plano em cidade de SC para novo parque, com mirante

Comissão da Câmara quer melhorias antes de novo binário na zona Sul de Joinville

VLP elétrico aparece como sugestão em proposta de expansão urbana de Joinville

O que diz pesquisa da prefeitura de Joinville sobre proposta de binário

Destaques do NSC Total