Florianópolis

Viviane

Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

Viviane Bevilacqua

São tantas as contas que, sem planejamento, brasileiro já começa o ano endividado

Por Viviane Bevilacqua

22/01/2018 - 17h33

Passei pelo Centro da cidade e vi que todas as lojas que vendem material escolar estavam com muito movimento. Respirei aliviada por não ter mais filhos em idade escolar. Janeiro é um mês ingrato para o orçamento familiar, especialmente para quem tem filhos estudando. É matrícula, mensalidade, material, muitas vezes também precisa começar a pagar o transporte escolar, além de todas as outras contas que vencem nesta época, como o IPVA e o IPTU. Quem não se programa antecipadamente para estes gastos acaba já entrando no novo ano cheio de dívidas.

Continuar lendo

Praia frustrada: Música alta é falta de respeito

Por Viviane Bevilacqua

22/01/2018 - 10h00

Sábado de sol, decidimos ir à praia pela manhã, coisa que não fizemos com regularidade em janeiro, por causa do movimento. Escolhemos uma que tem o formato de uma pequena baía, com vegetação, sombra, água calma. Perfeita para uma manhã de relax junto à natureza. Chegamos cedo, ainda tinha pouca gente. Excelente. É bem assim que gostamos. Colocamos nossas cadeiras, ajeitamos as coisas e quando enfim achei que ia relaxar ouvindo o barulhinho do mar começou uma música chata. Mas, como não estava muito alta, relevei. Quando fomos caminhar até as pedras, no costão, vimos que a música vinha de um rádio de um casal de meia idade. Era um ritmo nordestino, forró talvez, mas com tanto chiado que só se ouvia barulho. Como alguém pode gostar disso?

Continuar lendo
Cervical

Já ouviu falar em Síndrome Text Neck?

Por Viviane Bevilacqua

19/01/2018 - 14h34

Esse transtorno, também conhecido como “Síndrome cabeça de texto”, surgiu a partir de 2007, com a entrada dos smartphones e tablets no mercado, sendo também os notebooks colaboradores deste mal. Trata-se de dor na região cervical, podendo irradiar para ombros e todo o braço, mãos e cabeça. Todos esses sintomas podem ser causados pelo uso excessivo dos celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Continuar lendo

Ciúmes não é amor: é sentimento de posse

Por Viviane Bevilacqua

18/01/2018 - 16h02

Nora tem 30 anos, é professora e na última vez que nos vimos, estava toda feliz, porque iria se casar. O noivo, ela contou na ocasião, conhecera havia pouco mais de seis meses em uma rede social. Só o que atrapalhava um pouco a relação era o ciúme dele, parecia possessivo demais. Mas ela acreditava que aquilo era um sinal de que ele a amava. Ela não podia sair sozinha, ele controlava até o que ela vestia e mandava dezenas de mensagens por dia, que precisavam ser respondidas logo, para que não houvesse uma discussão. Ela relevava tudo, afinal, acreditava que aquele ciúme era uma prova de amor.

Continuar lendo

Apae de Florianópolis é atingida por transbordamento de rio e precisa de ajuda

Por Viviane Bevilacqua

17/01/2018 - 19h51

Não bastasse toda a dificuldade econômica vivida pela Apae de Florianópolis nos últimos tempos, a chuva forte verificada nesta semana na cidade e o consequente transbordamento do rio que passa ao lado das sede da entidade, no bairro Itacorubi, deixou um rastro de destruição e muita sujeira (lama) nas dependências da instituição.

Continuar lendo
Queijo

Intoxicação alimentar: todo cuidado é pouco na praia

Por Viviane Bevilacqua

17/01/2018 - 13h48

Martha é paranaense, mas como ela mesmo conta, se muda de “mala e cuia” para Florianópolis com os filhos nos meses de verão, onde mantém uma casa numa das praias do Norte da Ilha. Ela mandou um e-mail à coluna, cujos trechos reproduzo aqui por acreditar que o que ela diz interessa a todos. “No último final de semana estávamos na beira da praia, e meus filhos e netos decidiram comprar alguns petiscos, já que se aproximava da hora do almoço e todos estavam com fome. Compramos milho, queijo coalho, suco e sanduíche natural, de diferentes ambulantes. Tudo parecia muito bem acondicionado, limpo e fresco. O gosto também estava bom. Por volta das duas da tarde, quando saíamos de praia, começaram os enjôos, dores de barriga e náuseas. Passamos o final de semana doentes, por causa de uma intoxicação alimentar. Nada de mais grave aconteceu, especialmente porque as duas pessoas mais suscetíveis a doenças, minha mãe de 90 anos e minha netinha de um ano, não comeram nenhum dos produtos comprados na areia. Ainda bem.”

Continuar lendo

Crianças do Projeto Verão Social de São José conhecem o trabalho dos bombeiros militares

Por Viviane Bevilacqua

16/01/2018 - 18h55

O que você quer ser quando crescer? Se fizer esta pergunta para um grupo de crianças, com certeza pelo menos uma delas responderá: bombeiro. Já está no imaginário coletivo a figura do bombeiro como a de alguém que arrisca a sua própria vida para salvar as de outras pessoas. Ou seja, é um herói. E que criança não sonha em ser um? Nesta terça-feira pela manhã cerca de 30 meninos e meninas que participam do Projeto Verão Social da prefeitura de São José puderam conhecer a sede do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, e matar a curiosidade sobre o trabalho destes homens e mulheres que eles tanto admiram.

Continuar lendo

Acadêmicos da Unesc ajudam as famílias a viverem bem após a separação

Por Viviane Bevilacqua

15/01/2018 - 14h02

A Unesc _ Universidade do Extremo Sul catarinense promove desde 2013 o projeto “Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental”, já tendo beneficiado neste período cerca de 800 pessoas. As atividades são realizadas nas Casas da Cidadania localizadas nos bairros Próspera, Rio Maina e também na sede da universidade, todos em Criciúma. Os atendimentos às famílias são feitos pelos acadêmicos de Direito matriculados na nona e décima fase do curso, mediante estágio de prática jurídica, sob a orientação dos professores advogados. Há também a participação de estudantes do curso de Psicologia nos casos de mediação.

Continuar lendo

Mutirão contra a malária: ajude você também

Por Viviane Bevilacqua

14/01/2018 - 13h57

Dia 30 deste mês um grupo de jovens voluntários da área da saúde ligados ao Projeto Resgate e Instituto Wilson Groh, ambos de Florianópolis, partirá da capital catarinense em direção à Empada, cidade de Guiné Bissau, na África. Eles vão participar de um mutirão contra a malária, doença que pode ser evitada e tratada, mas que devido à falta de prevenção e à pobreza extrema da população, tem causado a morte de milhares de pessoas, especialmente de crianças africanas. As menores de 5 anos de idade representam mais de 2/3 das mortes.

Continuar lendo

Dicas para viver melhor em 2018

Por Viviane Bevilacqua

12/01/2018 - 16h48

O ano está começando e é o momento ideal de fazer planos para os próximos meses, tentando fazer diferente (e melhor) o que não deu muito certo no passado. Bayard Galvão é psicólogo, palestrante e escritor, e lista uma série de “pequenos grandes conselhos” para quem está em busca de uma vida mais plena e feliz de 2018 em diante. Muitos deles são plenamente aplicáveis. Mudar a forma de encarar a vida e os problemas só depende de cada um de nós. Vamos às dicas. A primeira é: Cuidado com a autoajuda que promete sucesso rápido e com pouco esforço. Isso não existe. “ Pergunte-se onde você quer estar, e veja o preço que quem chegou lá pagou. Com certeza, foi alto”, diz Bayard.

Continuar lendo

Viviane

Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação