Florianópolis

publicidade

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

Viviane Bevilacqua

Ansiedade: o mal do século entre os jovens estudantes

Por Viviane Bevilacqua

20/06/2018 - 13h43

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de 180 países no quesito ansiedade dos alunos do ensino médio. O pior desse cenário é que esses transtornos continuam com a entrada dos jovens na faculdade. Cerca de 30% dos alunos das universidades federais do Brasil procuram atendimento psicológico e 10% fazem uso de medicamento psiquiátrico. Além disso, as tentativas de suicídio aumentam a cada ano entre esta parcela da população. É isto o que concluiu uma pesquisa apresentada pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Continuar lendo

Governo de SC lança campanha por um trânsito mais seguro

Por Viviane Bevilacqua

19/06/2018 - 11h14

Se você passasse um dia inteiro numa sala de emergência de qualquer hospital que atende vítimas de trânsito, iria comprovar o que todo mundo já sabe: a maior parte dos acidentados são motociclistas, pilotos ou caroneiros. De acordo com um estudo baseado nos indicadores do seguro obrigatório de automóveis (DPVAT), divulgado pela Escola Nacional de Seguros, apesar de as motos representarem 27% da frota nacional de veículos, elas são responsáveis pelo maior número de acidentes no Brasil e também de vítimas. Foram 285.662 sinistros no ano passado envolvendo motocicletas.

Continuar lendo

Que peixe é esse?

Por Viviane Bevilacqua

18/06/2018 - 14h26

Quem disse que matemática é chato? Muita gente não gosta das ciências exatas porque no tempo de colégio estas disciplinas costumavam ser as mais monótonas. Tinha que decorar e pronto, sem nem entender os fundamentos que estavam por trás daquelas contas todas. Eu era assim, confesso. Quase dormia nas aulas de matemática e, mais tarde, de física. Não via graça nenhuma naqueles números e fórmulas. Hoje penso que se eu tivesse tido professores que soubessem cativar os alunos, tudo poderia ter sido diferente.

Continuar lendo

Dia do orgulho autista

Por Viviane Bevilacqua

17/06/2018 - 12h10

Nesta segunda-feira, 18 de junho, comemora-se o Dia do Orgulho Autista, celebrando a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo é mudar a visão negativa da sociedade sobre a síndrome, passando o autismo de “doença” para “diferença”. As pessoas autistas

Continuar lendo

O maior doador de sangue do Brasil mora em Florianópolis

Por Viviane Bevilacqua

15/06/2018 - 15h45

Junho não é só o mês verde-amarelo em homenagem à Copa do Mundo. É também o mês vermelho, em que se celebra a importância da doação de sangue, ato simples e que é capaz de salvar milhares de vidas, no mundo inteiro. Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação, o Centro de Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) lançou a campanha Um mês que vale por muitas vidas. “O sangue é um produto sem substituto, nós não conseguimos comprá-lo e dependemos exclusivamente da generosidade de um ser humano para com o outro“, explica Patrícia Carsten, gerente técnica do Hemosc. Mais do que um ato de solidariedade, é uma forma de transformar a vida de quem precisa. Uma única doação, que retira em torno de 450 ml de sangue do doador, pode salvar diversas pessoas. O ato é 100% seguro para o doador e exige um rígido controle de qualidade do sangue recebido.

Continuar lendo

Boas opções para quem prefere assistir aos jogos do Brasil acompanhado da galera

Por Viviane Bevilacqua

14/06/2018 - 11h48

Tem muita gente que gosta de acompanhar os jogos da Copa do Mundo mas acha muito chato assistir sozinho, ou só com as pessoas da família, porque curte muito também o “espírito” dos jogos, com confraternização, barulho, gente dando palpites para o técnico ou xingando o juiz. Quem prefere estar cercado de gente na hora de torcer pela seleção, vai ter boas opções por aqui. Quer muita gente por perto? Uma boa pedida, então, é ir até o Beto Carreiro World, o parque temático localizado em Penha, que a partir de hoje até o dia 15 de julho vai exibir os jogos da Copa em oito pontos estratégicos do Parque: as lanchonetes Taverna Pirata, localizada na Ilha dos Piratas, Boca do Leão, que fica próximo ao Zoo, Jungle Snack’s, Central Park, restaurantes Camarão Express, Oktoberfest  e Massas.

Continuar lendo

Um grande negócio chamado Copa do Mundo

Por Viviane Bevilacqua

13/06/2018 - 13h48

O brasileiro gosta mesmo de futebol, e fica bastante empolgado quando chega a Copa do Mundo. Pelo menos foi isso o que concluiu uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Esta empolgação pode ser medida pelos seguintes números: 78% dos consumidores brasileiros pretendem assistir aos jogos da Seleção Canarinho. Para 10% dos torcedores, diz o levantamento, a empolgação é tanta que eles não conseguem se concentrar no trabalho ou em alguma outra tarefa durante a competição. Aí, na minha opinião, já é fanatismo.

Continuar lendo

O amor faz bem, mas não é tudo

Por Viviane Bevilacqua

11/06/2018 - 13h55

Dia dos Namorados é uma excelente ocasião para se falar em amor e, também, celebrá-lo. Até porque, conforme diz o psicólogo e coach João Alexandre Borba, o ser humano tem a péssima mania de só dar valor às coisas e sentimentos quando se sente ameaçado, quando vê que está prestes a perder aquilo que ama. Isso acontece, diz ele, porque amar – e assumir esse amor - nem sempre é uma tarefa fácil. “Nascemos em uma época na qual não se pode falhar em nenhuma área, não se tolera mais o erro, e pensar em falhar no amor também assusta muitas pessoas”, explica Borba. Todos sabem que esse sentimento pode trazer muitas alegrias para a vida, mesmo assim muitos o evitam por medo dos possíveis riscos que possam correr, como decepções e traições. Mas, a pergunta que cabe aqui é: Vale a pena viver sozinho, por medo de amar?

Continuar lendo

Circuito da tainha no Norte da Ilha: uma festa gastronômica

Por Viviane Bevilacqua

10/06/2018 - 16h33

Será lançada na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, a segunda edição do Circuito da Tainha, no hotel Porto Sol Ingleses, no Norte da Ilha, na Capital. A iniciativa é do Núcleo Setorial dos Hotéis da Praia dos Ingleses, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, e tem por objetivo celebrar do peixe mais consumido desta época do ano no nosso litoral. A tainha está para Florianópolis assim como o pinhão está para Lages e a cuca alemã para Blumenau ou Pomerode. É o carro-chefe da gastronomia típica, a comida mais pedida nesta época do ano, seja por visitantes ou pelos próprios moradores.

Continuar lendo
Exibir mais
Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação