Florianópolis

publicidade

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

Viviane Bevilacqua

Emagrecimento: A dois fica bem mais fácil

Por Viviane Bevilacqua

19/08/2018 - 17h31

Marcia entrou para um grupo de emagrecimento. Em pouco mais de meio ano livrou-se de 15 quilos, e ainda quer perder mais 15. No início, o marido a apoiava, e até seguia a dieta dela, só para acompanhar, já que ele não tinha sobrepeso. O problema começou quando os amigos e colegas de trabalho passaram a elogiar o novo corpo da Márcia. Bateu um ciúme que ele nem sabia que existia, e desde então vem tentando sabotar a dieta da mulher. “Gosto dela assim, fofinha. Quem gosta de osso é cachorro”, diz, em tom de brincadeira, embora a gente saiba que não é.

Continuar lendo

Parque no Morro das Pedras: área pública bem utilizada

Por Viviane Bevilacqua

18/08/2018 - 14h38

Parece que desta vez é para valer. No próximo dia 7 de setembro deverá acontecer o lançamento da pedra fundamental do Parque Urbano do Morro das Pedras, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Isso acontece exatamente um ano depois do projeto do novo espaço público de lazer ter sido concebido na oficina participativa Viradão Criativo, que contou com a participação de mais de 600 pessoas da comunidade. A entrega da primeira parte das obras deverá ocorrer dia 8 dezembro deste ano. Tomara que o cronograma seja cumprido.

Continuar lendo

Mutirão no Centro Histórico de Florianópolis dia 7 de setembro

Por Viviane Bevilacqua

17/08/2018 - 13h50

O Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis vai promover no feriado de 7 de setembro um grande mutirão voluntário de limpeza da área Leste do Centro, nas proximidades da rua Victor Meirelles. Esta é uma área bem complicada da cidade, cujos comerciantes reclamam de abandono do poder público, insegurança (especialmente à noite), vandalismo e pichações. O objetivo da ação, diz o gerente de articulação e negócios da entidade, Hélio Leite, é deixar o ambiente público mais atraente e seguro para as famílias e visitantes que se encontram, por meio da união dos empresários e da sociedade.

Continuar lendo

Drunkorexia: pouca comida e muito álcool

Por Viviane Bevilacqua

16/08/2018 - 15h11

Você já ouviu falar em drunkorexia? É um termo que nasceu na língua inglesa, e significa o transtorno alimentar que apresenta como principal sintoma o fato das pessoas beberem em vez de se alimentarem corretamente. Ou seja, é a junção do álcool com a anorexia. Se os dois separadamente são prejudiciais à saúde, dá para imaginar a “bomba” que é para o organismo quando os dois estão associados.

Continuar lendo

Trabalho infantil: ainda uma triste realidade no Brasil

Por Viviane Bevilacqua

15/08/2018 - 12h12

Recentemente estive em Salvador e chamou a minha atenção o grande número de crianças e adolescentes trabalhando nas ruas como ambulantes. Na beira da praia, nos pontos turísticos e no Centro da cidade ainda é muito comum ver menores de idade tentando ganhar a vida e ajudar suas famílias. A presença das crianças acontece inclusive à noite, em frente aos bares e boates, vendendo cigarros e quinquilharias. Pelo menos desta vez não vimos nada que pudesse configurar exploração sexual e prostituição infantil, uma barbaridade que já foi bem comum especialmente em frente aos hotéis e bares nas praias nordestinas. Meninas sentadas às mesas, quase todas elas ocupadas por estrangeiros, eram cenas frequentes até há alguns anos. Parece que o combate e as campanhas contra a exploração sexual infantil no Brasil têm surtido efeito. Que bom.

Continuar lendo

Autossabotagem: o medo de encarar desafios e seguir em frente

Por Viviane Bevilacqua

14/08/2018 - 11h33

“Eu queria muito cursar medicina, mas acho que é difícil demais para mim. Por isso, vou optar por outro curso da área da saúde que dizem que é menos puxado”. Ouvi esta frase ontem, dita por uma jovem de 17 anos, filha de uma amiga. Como assim, ela vai desistir antes mesmo de tentar? Não pode! Começamos a conversar e ela deixou bem claro que não costuma enfrentar seus problemas, prefere fazer de conta que eles não existem, porque tem medo de tentar alguma coisa nova e fracassar. No caso da futura profissão, ela decidiu que nem vai tentar a medicina _ apesar de ser muito estudiosa e aplicada _ porque já “tem certeza” de que não será aprovada.

Continuar lendo

Moda, economia, sustentabilidade e responsabilidade social no brechó do IDES

Por Viviane Bevilacqua

13/08/2018 - 11h48

Inicia nesta segunda e prossegue até a quinta-feira a edição do Brechó Beneficente da IDES de 2018, que tem como objetivo arrecadar recursos para a manutenção dos projetos e programas da Irmandade do Divino Espírito Santo. Fundada em 1773, a IDES é uma ONG sem fins lucrativos, que tem por missão “abrir portas, resgatar esperanças e encorajar crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias, para que sejam protagonistas de suas vidas, transformando a realidade e o meio em que vivem, a partir da promoção da cidadania e do desenvolvimento social". A instituição possui três núcleos de atendimento, que recebem diariamente mais de 750 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.

Continuar lendo

Licença paternidade: o exemplo que vem dos países nórdicos

Por Viviane Bevilacqua

12/08/2018 - 12h37

Li recentemente que o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos em 1909, quando a filha de John Dodd resolveu homenagear o pai, por ele ter criado a ela e seus seis irmãos sem a mãe, que morreu no parto do sétimo filho. Sozinho, ele deu conta do recado, numa época que os cuidados com a família era tarefa exclusivamente das mulheres. Hoje, a comemoração do Dia dos pais é uma realidade em vários países, mas poucos abordam a questão da igualdade de direitos e deveres parentais nessa data, e o motivo da homenagem criada a partir do trabalho de John Dodd acabou se perdendo ao longo dos anos.

Continuar lendo

Jovem de SC que está no The Voice fazia sucesso na Grande Florianópolis 15 anos atrás

Por Viviane Bevilacqua

10/08/2018 - 13h49

Estava vendo o programa The Voice, na noite de quintas-feira. Quando um jovem catarinense começou a falar, eu pensei: conheço esse rosto. Logo, apareceu na tela, rapidinho, uma entrevista assinada por mim, há 15 anos, quando a voz de Carlos Eduardo Duarte já fazia sucesso cantando na Grande Florianópolis. Ele morava ainda em Alfredo Wagner. Havíamos ido até lá fazer uma reportagem sobre pequenos agricultores, quando alguém comentou que havia um jovem cantor na cidade que estava fazendo muito sucesso nas redondezas. Fomos até a escola Silva Jardim para conhecer o tal menino prodígio.

Continuar lendo

Reconciliação de casal que vive entre tapas e beijos não impede pena a marido agressor

Por Viviane Bevilacqua

09/08/2018 - 10h00

Nos últimos dias têm sido frequentes as notícias sobre mulheres assassinadas por seus maridos e companheiros. Outras, tiveram a “sorte” de terem suas vidas poupadas, mas convivem sob o mesmo teto e estão sempre à mercê de homens violentos e machistas. Muitas vítimas não denunciam as agressões que sofrem por medo, pois são constantemente ameaçadas por eles. Algumas até perdoam seus algozes, acreditando nos pedidos de desculpas.

Continuar lendo
Exibir mais
Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Viviane Bevilacqua

Pessoas, lugares e atitudes que fazem refletir a partir de textos que inspiram e convidam a observar com mais atenção detalhes do cotidiano.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação
Florianópolis
© 2017 NSC Comunicação