O coronel do Exército José Wilson Pereira, de 92 anos, ocupa atualmente o posto de funcionário mais velho no Palácio do Planalto. O militar da reserva também já foi atleta olímpico, segundo a Folha de S. Paulo.
José concedeu uma entrevista exclusiva para a Folha de S.Paulo, onde relatou o seu trabalho diário como assessor especial da Secretaria de Assuntos Federativos. Atualmente, ele analisa publicações do Diário Oficial para prestar suporte direto aos municípios em momentos de crise.
A trajetória do coronel no Poder Executivo começou na década de 1980, após trocar a farda pelo trabalho civil. No governo de Fernando Collor, José foi exonerado durante a reforma administrativa da época. Depois, o Governo Federal reintegrou o funcionário sob o regime da CLT. Por isso, a legislação trabalhista permite a sua permanência no cargo sem a limitação da aposentadoria compulsória aos 75 anos.
Servidor já participou das Olímpiadas em 1960
Além da presença nas Forças Armadas e no serviço público, o José já marcou presença no esporte nacional. O militar representou o Brasil na modalidade de pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e de Tóquio, em 1964. O homem conquistou recordes continentais durante os Jogos Pan-Americanos de 1963, realizados em São Paulo.
Atualmente, José também pratica atividades físicas, como natação, para cuidar da saúde. Com mais 13 irmãos, José é casado com Selva Pereira há 64 anos, com quem tem três filhos. Em conversa com a Folha D. São Paulo, ele reconheceu que, devido ao trabalho, reduziu muitos momentos em família.
Na entrevista, publicada nas redes sociais, José agradeceu a esposa pelo carinho, apoio e dedicação aos filhos.
