A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) identificou um desmatamento ilegal de vegetação nativa em uma área de preservação ambiental em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso foi divulgado nessa terça-feira (29). O responsável pelo local foi autuado e multado pela infração ambiental.
Clique aqui para receber as notícias de Joinville e região no WhatsApp
Segundo a Fujama, o desmatamento foi revelado a partir de uma denúncia de um possível crime ambiental na área rural de Jaraguá do Sul, entre as localidades da Grota Funda e Ribeirão Manso. Assim, a equipe de fiscalização foi até o local e constatou o desmatamento ilegal em uma área de 4 mil metros quadrados.
Confira fotos da área desmatada
De acordo com a Prefeitura, a área é de extrema importância para a preservação de um dos maiores remanescentes florestais no Brasil, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica. No local, os fiscais constataram o corte de diversos palmiteiros, espécie considerada ameaçada de extinção.
Além disso, a região também é um importante manancial, responsável por parte do abastecimento de Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim. O desmatamento atingiu uma Área de Preservação Permanente (APP), que é protegida por lei para fins de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o solo.
Cachorro encontra drogas escondidas e uma pessoa é presa durante operação em SC
Por não haver autorização para o corte, os fatos verificados se enquadraram como infração ambiental conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008. O responsável pelo imóvel foi localizado, autuado e multado pela Fujama, além de ter que recuperar a área desmatada.
Com o intuito de coibir novos casos de desmatamento ilegal dentro de Jaraguá do Sul, a Fujama já está intensificando as ações de fiscalização preventiva em todo o território municipal.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Quatro novas ações no STF questionam leis de SC
Quem era o dono de pesque e pague que morreu em acidente na BR-376: “Coração enorme”



