Árvores floridas em primavera antecipada escondem curioso estresse em Blumenau

Fenômeno tem como pano de fundo as mudanças climáticas, explica especialista

Compartilhe:
Ipê amarelo em rua de Blumenau

Ipê amarelo em rua de Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

Se você mora ou frequenta Blumenau, é impossível não ter reparado na florada dos ipês e outras espécies de plantas espalhadas por diversos bairros. O que poucos sabem é que o estresse é uma das explicações que está por trás de toda essa beleza de encher os olhos. Isso mesmo. Até as plantas estão… Digamos, “à flor da pele”.

Continua após a publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A primavera só começa oficialmente daqui a duas semanas, no sábado (23), mas a estação mais florida do ano parece já ter chegado a Blumenau. Prova disso são os pontos coloridos que embelezam a cidade em vários terrenos e calçadas. Os ipês, claro, ganham destaque.

Continua após a publicidade

A antecipação das floradas é uma resposta das plantas a um problema vivido em todo o planeta: as mudanças climáticas. A explicação é do professor de Botânica da Furb, André Gasper.

Ou seja, as temperaturas mais altas que o normal e outros extremos do clima, tão conhecidos de Santa Catarina, como vendavais e dias secos, geram estresse, o que acaba ativando os hormônios que induzem o florescimento.

— Em muitos casos, plantas quando estão estressadas podem acabar florindo — complementa.

A flor nada mais é do que o órgão reprodutivo da planta. Esses processos hormonais ocorrem em determinados períodos. Ao enfrentar dias mais quentes que o esperado e intempéries climáticas, a vegetação tem esse ciclo antecipado, resultando nas flores.

Continua após a publicidade

Por enquanto, avalia Gasper, a situação não é uma grande preocupação para os estudiosos na região Sul — diferente do que está sendo observado na Amazônia, por exemplo. O que não dá para negar é que, apesar do pano de fundo negativo, a paisagem fica muito mais bonita em Blumenau durante esses dias.

Leia também

Por que SC lida com tantos extremos climáticos?