Catarinense de 105 anos veterano da 2ª Guerra Mundial é homenageado em Camboriú

Aos 105 anos, Hugo Pedro Felisbino é o único combatente da Força Expedicionária Brasileira ainda vivo em Santa Catarina

Compartilhe:

Vô Hugo é o último veterano catarinense vivo que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Assessoria 23ºBI, Divulgação)

O 3º Sargento Hugo Pedro Felisbino, conhecido como Vô Hugo, foi homenageado nesta terça-feira (7), em Camboriú (SC), pelos 80 anos do Dia da Vitória, data que marca a rendição da Alemanha nazista às forças aliadas, em 8 de maio de 1945.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com 105 anos, Vô Hugo é o último veterano catarinense vivo que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Nascido em Tijucas em 1919, ele entrou para o Exército em Blumenau, em 1941, e embarcou para a Itália em 1944, logo após se casar. Lá, combateu por dez meses e chegou a ser ferido em ação.

Continua após a publicidade

A cerimônia foi realizada pelo 23º Batalhão de Infantaria, com a presença do comandante da unidade, coronel Antonio Fernando Adorno Cossa, representando a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Veja imagens da homenagem ao veterano

Também participaram o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, o vice-prefeito Josias da Silva e outras autoridades civis e militares. Durante a solenidade, o comando militar destacou a importância histórica de Felisbino.

— Os feitos do passado seguem mais vivos do que nunca — afirmou o coronel Antonio Fernando Adorno Cossa.

A Prefeitura de Camboriú também prestou homenagem nas redes sociais: “Sua presença entre nós é um testemunho vivo da bravura”, diz a nota.

Continua após a publicidade

Felisbino integrou o 6º Regimento de Infantaria — atual 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel — e fez parte do grupo de 600 homens enviados de Blumenau para os campos de batalha europeus. Mesmo após quase oito décadas, ele ainda carrega as marcas emocionais do conflito.

A homenagem celebrou não apenas a trajetória de um combatente, mas também o legado dos pracinhas brasileiros que lutaram pela liberdade e contra o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

Leia mais

Como retirada de navio afundado no Rio Itajaí-Açu há 130 anos pode ajudar portos de SC

Vacina contra gripe chega a 20% do público-alvo e Balneário Camboriú expande vacinação para todos