Chuva, vento forte e “teto baixo” marcaram voo de cantor Rick antes da queda de helicóptero em SC, diz FAB

Condições meteorológicas e o relevo da Serra provocavam bastante turbulência na região

Compartilhe:
Rick é um dos ocupantes do helicóptero desaparecido (Foto: Reprodução)

Helicóptero que levava o cantor Rick e outras quatro pessoas voava pela Serra de Santa Catarina em meio a condições de tempo adversas na segunda-feira (21) (Foto: Reprodução)

O helicóptero que levava o cantor Rick e outras quatro pessoas voava pela Serra de Santa Catarina em meio a condições de tempo adversas na segunda-feira (21), quando caiu em uma área de mata de difícil acesso em Urubici. A aeronave decolou de Porto Belo, no Litoral Norte, por volta das 11h, com chegada a São Joaquim prevista para meio-dia. Por volta das 13h, perdeu comunicação com as torres de controle.

Continua após a publicidade

Segundo o tenente-coronel aviador Ricardo Zucarelli, chefe da assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), a região apresentava “teto baixo”, ou seja, uma camada de nuvens próxima da superfície, o que reduz a visibilidade disponível para a aeronave. Também houve chuva e ventos fortes naquele dia.

A região toda estava com teto baixo no dia, além de muita chuva e ventos fortes que em conjunto do terreno causam bastante turbulência.

Apesar das condições meteorológicas adversas registradas na região, ainda não há conclusão da FAB sobre o que provocou a queda do helicóptero. A investigação que explicará as causas da queda do helicóptero conta com equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), de Brasília, e do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), de Canoas (RS).

Continua após a publicidade

Além disso, um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Polícia da Comarca de Urubici. A Polícia Científica também realiza os trabalhos periciais na aeronave e no local da queda.

São Joaquim e Urubici foram as cidades onde mais choveu na segunda-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina também havia emitido um aviso de risco alto para temporais com vendaval, granizo e chuva intensa nesta segunda-feira, na região da Serra. Conforme os registros divulgados pelo órgão às 17h41min de segunda-feira, os maiores acumulados de chuva nas 12 horas anteriores estavam em São Joaquim (83,6 mm) e Urubici (58,4 mm).

Acumulados de chuva na Serra de SC

  • Urupema: 55,8 mm em três horas e 57,8 mm em seis e 12 horas;
  • Rio Rufino: 37,2 mm em três horas e 38,8 mm em seis e 12 horas;
  • Bom Retiro: 33 mm em três horas e 34,2 mm em seis e 12 horas;
  • Anita Garibaldi: 27,8 mm em três horas e 29,8 mm em 12 horas;
  • Bocaina do Sul: 23 mm em três, seis e 12 horas;
  • Lages: 22,6 mm em três horas, 22,8 mm em seis e 12 horas.

Aeronave foi localizada nesta terça-feira em área de difícil acesso

Equipes de buscas trabalharam durante a tarde e a noite de segunda-feira e continuaram durante a madrugada e a manhã de terça-feira (22). Os destroços foram localizados por volta das 13h desta terça, pela FAB, na localidade de Santa Bárbara, em Urubici, cerca de 20 quilômetros do Centro do município.

Os corpos foram retirados do local com o auxílio de aeronaves do Corpo de Bombeiros (CBMSC) e da Polícia Militar (PM) por volta das 16h e levados em um avião da FAB até Florianópolis, onde passam por exames periciais no Setor de Medicina Legal (SML).

Continua após a publicidade

Vídeo mostra chegada dos corpos de vítimas de acidente de helicóptero em Urubici

Quem eram os ocupantes do helicóptero

Rick

Rick tinha 59 anos. Nascido em Tocantins, começou a cantar ainda quando criança, em bares, ao lado de uma das irmãs, já em Brasília, onde se mudou com a família.

Formou dupla com Renner nos anos 1980, também em Brasília, fazendo sucesso anos depois. Uma das músicas mais famosas da dupla é “Ela é Demais”, do refrão “uma deusa, uma louca, uma feiticeira”.

Continua após a publicidade

Bruno Avelar

Bruno Avelar, era um empresário, influenciador e palestrante, conhecido como criador do projeto “O Poder do Network”. Ele organizaza encontros e palestras voltados à capacitação de executivos e lideranças corporativas em diversos estados do país.

Com atuação como Chief Visionary Officer (CVO) em diferentes frentes empresariais, Avelar também integrava a sociedade da Mentoring League Society (MLS) e fazia parte do elenco de palestrantes representados pela agência de influenciadores Non Stop.

Continua após a publicidade

Paulo Soares

Paulo Soares era videomaker e trabalhava em São Paulo, mas acompanhava o empresário Bruno Avelar em viagens. Ele morava em Osasco, em São Paulo, e trabalhava em Barueri, fazendo parte da equipe de mídia de Bruno.

O videomaker era casado e costumava compartilhar nas redes sociais bastidores do trabalho dele. 

Continua após a publicidade

O que diz a empresa responsável pelo helicóptero

A JTA informa que seu helicóptero emprestado para uso de Bruno Avelar e o cantor Rick, amigos próximos do dono da empresa, neste momento encontra-se desaparecido.

Ainda não há confirmação de acidente envolvendo a aeronave. As informações estão sendo apuradas junto aos órgãos competentes.

Continua após a publicidade

A JTA reforça que, neste momento, qualquer informação que não tenha sido oficialmente confirmada deve ser tratada como não verificada.

Pedimos cautela na divulgação e no compartilhamento de notícias ou especulações sobre o caso.

Continua após a publicidade

Assim que houver novas informações oficiais, a JTA fará a devida comunicação.