O número de pessoas que contraem dívidas no comércio de Florianópolis diminuiu em 2019 em comparação com os dois anos anteriores.
De acordo com o levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis na base de dados do SPC Brasil, Florianópolis fechou o ano de 2019 com índice negativo de inadimplência em -1,68%.
Isso significa que o número de compradores que não conseguiram honrar as dívidas feitas em compras no comércio foi levemente menor do que no ano anterior.
Segundo a entidade, o número chama a atenção porque nos últimos dois anos o percentual havia crescido. Em 2018, a alta da inadimplência foi de 2,5% e e em 2017, de 5,5%.
Outro dado destacado pela CDL de Florianópolis é a recuperação de crédito. No primeiro semestre de 2019, a recuperação disparou e atingiu 23,60% em comparação com 2018. No segundo semestre, essa movimento diminuiu, mas ainda assim o ano fechou com recuperação de crédito de 13,65%.
Para os lojistas, isso significa que as pessoas estão com maior capacidade de assumirem prestações, um sinal de que a atividade econômica está positiva e que o comércio tem motivos para ter boas expectativas neste início de 2020.
Segundo o diretor de SPC e Serviços da CDL de Florianópolis, Marco dos Santos, os números demostram que os incentivos do governo aliados às campanhas de recuperação de crédito e à conscientização da população são gatilhos fundamentais para elevar a economia.
– A população está percebendo que a negociação é o melhor caminho. Uma vez que o nome esteja fora das restrições, essa pessoa tende a aumentar a pontuação do score e assim adquirir benefícios como parcelamento sem juros, desconto ou prazo maior por ser um bom pagador – avalia Santos.
Feirão Nacional
Em dezembro de 2019, a CDL de Florianópolis promoveu ao lado de outras CDLs do país o 1º Feirão Nacional SPC. A intenção foi chegar ao consumidor negativado para recuperar o crédito e também aumentar as vendas, fomentando a economia da região. A ação durou cinco dias e atendeu 1.250 pessoas, com recuperação de mais de R$ 825 mil.
* Com informações da assessoria de imprensa da CDL Florianópolis
