Deslizamento interrompe tratamento de água na ETA 1 e pode afetar abastecimento em cinco bairros de Blumenau

Queda de barreira atingiu poste e suspendeu energia elétrica na ETA 1, que abastece cinco bairros da área central e teve operação totalmente paralisada na manhã deste sábado

Compartilhe:

Deslizamento afetou fornecimento de energia elétrica na ETA 1 do Samae, em Blumenau (Foto: Samae, Divulgação)

As chuvas que atingem o estado podem afetar também o fornecimento de água em Blumenau. O Samae informou que o tratamento de água foi totalmente paralisado na manhã deste sábado (7) na Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1). O motivo é um deslizamento de terra que provocou a queda de um poste, o que interrompeu o abastecimento de energia elétrica no local.

Continua após a publicidade

O município informou que a Defesa Civil e a Celesc já foram acionadas para avaliar a situação, mas por enquanto não há previsão para a retomada das atividades de tratamento de água na ETA 1.

A ETA 1 é responsável por abastecer cinco bairros da região central: Boa Vista, Victor Konder, Centro, Ponta Aguda e Nova Esperança. Em razão disso, esses bairros podem ter o abastecimento impactado ao longo deste sábado. O Samae apela para que os moradores façam o uso consciente da água. Uma operação com caminhões-pipas também deve ser feita para abastecer reservatórios atendidos pela ETA 1, que fica no bairro Victor Konder.

Continua após a publicidade

As chuvas provocaram estragos em outras cidades de SC neste sábado. Em Abdon Batista, que registrou o maior volume de chuvas em um período de 12 horas entre esta sexta e sábado, a cidade amanheceu com alagamentos em toda a região central e centenas de imóveis atingidos. Os temporais também fizeram Rio do Sul elevar a projeção de enchente e passar a cota de inundação prevista para 8 metros do rio Itajaí-Açu.