Frente fria deixa final de semana chuvoso com alertas para tempestades e vendaval em SC

Ventos podem ultrapassar os 80 km/h nas áreas costeiras do Litoral Sul

Compartilhe:

Grande Florianópolis tem previsão de chuva forte de forma localizada e temporais isolados com raios (Foto: Marcelo Byng, NSC TV)

Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul deve deixar o final de semana chuvoso em todas as regiões de Santa Catarina a partir da madrugada deste sábado (28), segundo a Defesa Civil. Há pelo menos quatro alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em relação à possibilidade de ocorrências de tempestade, vendavais e ventos costeiros. As temperaturas continuam amenas em todo o estado.

Continua após a publicidade

O final de semana deve começar com uma frente quente, que traz chuva forte de forma localizada e temporais isolados com raios, ventos intensos e granizo no sábado, especialmente no Grande Oeste, na Grande Florianópolis e no Sul.

Depois, durante a tarde até a manhã de domingo, é uma frente fria que revira o tempo no estado e leva essas condições também para o Planalto Sul.

Continua após a publicidade

No Litoral Sul, a chuva deve ocorrer de forma intensa e volumosa. Durante o domingo, a frente fria chega a todas as regiões, com pancadas de chuva e temporais isolados.

Ventos fortes

Um ciclone extratropical no litoral do estado gaúcho deixará os ventos mais fortes em Santa Catarina, com rajadas entre 50 e 70 km/h, podendo ultrapassar 80 km/h nas áreas costeiras do Litoral Sul.

No Norte do estado, o Inmet emitiu um alerta para perigo potencial de “vendaval”, que inicia na madrugada de domingo e segue até as 23h59min. Outro alerta, dessa vez para “perigo”, aponta que praticamente toda a costa catarinense deve ter ventos fortes a partir da madrugada de domingo e segue até às 3h de segunda-feira (30).

Temperaturas baixas

Na madrugada e no amanhecer de sábado, as mínimas ficam entre 10 e 15°C na maior parte das regiões, enquanto na Serra, as temperaturas devem ficar mais amenas. À tarde, os termômetros não sobem e as máximas variam entre 11 e 17°C. No Oeste e no Extremo Oeste, as temperaturas ficam mais elevadas, com máximas próximas dos 25°C.

Continua após a publicidade

Já no domingo, as mínimas ficam entre 12 e 17°C. À tarde, as máximas não passam dos 15°C em grande parte do estado. No litoral, os termômetros ficam entre 18 e 24°C.

Veja a previsão por região deste sábado

Extremo Oeste

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 12.40°C
Temp. máxima: 21.50°C
Encoberto com chuva

Oeste

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 11.40°C
Temp. máxima: 20.30°C
Encoberto com chuva

Meio-Oeste

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 9.60°C
Temp. máxima: 18.40°C
Encoberto com chuva

Planalto Sul

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 6.10°C
Temp. máxima: 14.60°C
Encoberto com chuva

Litoral Sul

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 7°C
Temp. máxima: 17.30°C
Encoberto com chuva

Vale do Itajaí

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 9°C
Temp. máxima: 15.40°C
Encoberto com chuva

Grande Florianópolis Serrana

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 7.90°C
Temp. máxima: 14.40°C
Encoberto com chuva

Grande Florianópolis Litorânea

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 8.30°C
Temp. máxima: 16°C
Encoberto com chuva

Planalto Norte

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 9.30°C
Temp. máxima: 19.60°C
Sol, nuvens e chuva

Litoral Norte

Continua após a publicidade

Temp. mínima: 11.60°C
Temp. máxima: 18.90°C
Sol, nuvens e chuva

Leia também

Novo estudo descobre medicamento que pode inaugurar nova classe de drogas antiobesidade

Continua após a publicidade

Colgate para de fabricar creme dental após milhares de denúncias de reações adversas