Golfinho raro encalha na Praia do Gravatá e mobiliza resgate em SC

Projeto de monitoramento das praias recolheu o animal para tentar salvá-lo

Compartilhe:

Golfinho estava bastante debilitado (Foto: PMPBS, Divulgação)

Um golfinho raro, ameaçado de extinção, foi encontrado encalhado na areia da Praia do Gravatá, em Navegantes, na tarde desta quarta-feira (4). A toninha (Pontoporia blainvillei) estava bastante debilitada e magra e morreu no mesmo dia, a caminho da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos.

Continua após a publicidade

Quem fez o atendimento foi o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. O guarda-vidas acionou os pesquisadores e eles analisaram o cetáceo. Ele era um macho adulto com 1,20 metro. Pouco responsivo, o animal não resistiu o trajeto até o local veterinário.

A toninha é um pequeno cetáceo costeiro, considerado o golfinho mais ameaçado do Brasil, ocorrendo principalmente em águas rasas do Litoral Sul e Sudeste do país. A espécie encontra-se classificada como “criticamente em perigo de extinção”.

Continua após a publicidade

Será realizada necropsia para avaliar as condições de saúde em que o animal estava e determinar a possível causa da morte, informou o projeto.

Veja fotos do golfinho