Alerta sugere evacuação de algumas regiões de Porto Alegre devido a alagamentos e chuvas

Veja as áreas que possivelmente sejam alagadas, caso o sistema de contenção falhe

Compartilhe:
Projeção de inundação do Guaíba

Projeção da inundação de Porto Alegre (Foto: Divulgação, Rhama Analysis)

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS publicou nesta sexta-feira (3) um alerta sugerindo que as autoridades preparem a evacuação em diversos bairros de Porto Alegre. Os especialistas acreditam que um cenário crítico deve se desenvolver nas próximas horas e dias e projetaram como deve ser a inundação.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Considerando as medições do Rio Guaíba e a elevação rápida das águas, os hidrólogos apresentaram um mapa da capital gaúcha destacando as áreas que possivelmente sejam alagadas, caso o sistema de contenção falhe parcial ou totalmente, ou seja, se a água derrubar ou superar o muro.

Continua após a publicidade

Segundo informações de GZH, regiões possivelmente afetadas, caso haja colapso do sistema de defesa de Porto Alegre, incluem, entre outros bairros:

  • Sarandi
  • Humaitá
  • Navegantes
  • São Geraldo
  • Floresta
  • Centro Histórico
  • Praia de Belas
  • Menino Deus
  • Azenha
  • Cristal
  • Ipanema
  • Ponta Grossa
  • Belém Novo
  • Lami

As previsões foram desenvolvidas pelos Professores Rodrigo Paiva e Fernando Fan do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS e Engenheiro Matheus Sampaio da empresa RHAMA Analysis.

Veja a projeção da inundação

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Barragem no Rio Grande do Sul se rompe: “Saiam o mais rápido possível do local”

Continua após a publicidade

Porto Alegre fecha as comportas de segurança para evitar inundação do Rio Guaíba