Durante cerca de 30 anos, um homem transformou milhares de pedras espalhadas pelas montanhas da Coreia do Sul em uma paisagem que parece desafiar a gravidade. O resultado ainda pode ser visto mais de um século depois.
Lee Gap-yong dedicou parte da vida a empilhar pedras e erguer dezenas de pagodes no Templo Tapsa, localizado no Monte Maisan. Algumas das construções chegam a cerca de 15 metros e continuam intactas, apesar do vento e dos tufões.
8 construções de pedra que parecem desafiar a gravidade
Homem passou 30 anos construindo torres
Lee chegou ao Monte Maisan aos 25 anos e permaneceu no local durante as décadas seguintes. Enquanto meditava, passou a reunir pedras e construir, uma a uma, estruturas de diferentes tamanhos ao redor do que hoje é o Templo Tapsa.
O trabalho teria começado no fim do século XIX. Durante aproximadamente 30 anos, Lee ergueu 108 pagodes de pedra. Cerca de 80 dessas estruturas permanecem de pé atualmente, mais de cem anos após terem sido construídas.

O que mais chama a atenção é a técnica utilizada. As pedras foram empilhadas sem o uso de cimento, cola ou estruturas modernas capazes de mantê-las unidas, dando aos pagodes uma aparência aparentemente frágil.
Ainda assim, as construções atravessaram décadas expostas às condições climáticas da região. Algumas resistiram a ventos fortes e tufões sem desabar, característica que ajudou a transformar o templo em uma atração cercada de curiosidade.
Pedras foram encaixadas para sustentar as estruturas
Lee não simplesmente colocou uma pedra sobre a outra. Para criar as torres, ele organizava inicialmente as rochas em formato circular e preenchia o interior antes de continuar elevando a estrutura gradualmente.
Pedras menores também eram colocadas nos espaços deixados entre as maiores, ajudando a estabilizar o conjunto. O processo era repetido até que cada pagode alcançasse a altura e o formato desejados.

A dificuldade aumentava conforme as estruturas cresciam. Lee realizou o trabalho sem equipamentos como escavadeiras ou empilhadeiras. Ferramentas que atualmente seriam comuns em uma construção envolvendo pedras grandes e estruturas tão altas.
Alguns dos pagodes ultrapassam 15 metros de altura. Entre as estruturas mais conhecidas estão as torres localizadas atrás do principal salão do templo, que se destacam sobre o conjunto de construções menores.
Torres transformaram templo em atração
O cenário criado por Lee passou a fazer parte da identidade do Templo Tapsa. O local fica na região do Monte Maisan, cujo nome significa “Montanha da Orelha de Cavalo”, referência ao formato característico de seus dois picos.
Quem chega ao templo encontra dezenas de torres distribuídas entre as construções religiosas e as paredes rochosas da montanha. A quantidade de estruturas e a maneira como foram construídas fizeram do espaço um dos pontos mais incomuns da região.

Lee Gap-yong viveu entre 1860 e 1957. O trabalho iniciado por ele no fim do século XIX continua visível atualmente nas dezenas de pagodes que sobreviveram, mantendo praticamente intacto um projeto iniciado por um único homem nas montanhas sul-coreanas.








