Lages registra 31 milímetros de chuva em apenas 12 horas e temporal causa estragos

Cerca de nove bairros foram atingidos e 11 famílias foram impactadas, segundo a prefeitura

Compartilhe:

Nove bairros foram atingidos (Foto: Coordenação de Proteção e Defesa Civil, Divulgação)

Lages, na Serra catarinense, foi atingida por uma chuva intensa com fortes rajadas de vento no último sábado (7). Segundo a prefeitura do município, cerca de nove bairros foram atingidos e 11 famílias foram impactadas.

Continua após a publicidade

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 31,4 milímetros de chuva em um período de 12 horas, com rajadas de vento que chegaram a 54 km/h. Segundo informações da prefeitura, até as 18h30 do sábado, 11 famílias haviam sido impactadas pelo evento climático.

As ocorrências foram registradas em nove bairros: Área Industrial, Bela Vista, Brusque, Centro, Copacabana, Santa Helena, Santo Antônio, Universitário e Vila Maria. De acordo com a prefeitura, uma queda de árvore foi registrada e mais cinco ocorrências de destelhamento de imóveis e cinco registros de alagamentos em residências foram atendidos.

Continua após a publicidade

— Nossas equipes estiveram nos locais afetados prestando atendimento imediato e avaliando os riscos para garantir a segurança das famílias — detalha o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo Ribeiro da Silva (Sargento Ribeiro).

Não houve registros de pessoas feridas, desalojadas ou desabrigadas em decorrência das chuvas intensas. A Defesa Civil de Lages distribuiu aproximadamente 120 metros quadrados de lonas às famílias atingidas.

— A orientação da prefeita Carmen Zanotto, ainda durante as chuvas, foi para que todas as equipes da Prefeitura permanecessem em alerta e prontas para uma resposta rápida à população. Esse trabalho integrado, com o apoio de outras secretarias e órgãos, foi fundamental para minimizar os impactos do evento climático — destaca Sargento Ribeiro.

O que recomenda a Defesa Civil