Mandante de ataques a delegacias de Florianópolis é condenado pela Justiça

Crimes aconteceram em 2017 e tiveram como alvos delegacias dos Ingleses e de Canasvieiras, no Norte da Ilha

Compartilhe:

Tiros atingiram vidraça da delegacia de Canasvieiras (Foto: Betina Humeres, Banco de Dados, NSC Total)

O homem apontado como mandante de ataques a tiros às delegacias da Polícia Civil dos Ingleses e de Canasvieiras, ambas no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto nesta terça-feira (11). Os crimes ocorreram em fevereiro de 2017.

Continua após a publicidade

A decisão pela foi tomada pelo Tribunal do Júri da comarca da Capital, e divulgada nesta quarta (12) pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC). O réu está preso porque responde a outros crimes. Conforme a denúncia do Ministério Público (MP-SC), ele determinou os ataques para reivindicar a transferência de presos de uma facção criminosa de São Paulo.

O Ministério Público ofereceu denúncia de tentativa de homicídio, sustentando que as duas delegacias estavam com policiais plantonistas. Porém, o Conselho de Sentença, formado por sete jurados, desclassificou o crime do mandante para disparo de arma de fogo em via pública. Outro homem, que supostamente teria participado de um dos ataques, foi absolvido.

Continua após a publicidade

Dois homens não identificados em uma motocicleta efetuaram 28 tiros contra a unidade policial de Canasvieiras por volta das 23h30min do dia 8 de fevereiro de 2017. Duas horas mais tarde, os criminosos jogaram uma faixa com a reivindicação e fizeram mais cinco disparos contra a delegacia do bairro Ingleses.