Obra milionária de alargamento em praia de SC que quase “sumiu” já tem data para iniciar

Draga responsável pelo alargamento de praia em Navegantes chega na cidade no próximo domingo (12)

Compartilhe:

Faixa de areia, que é quase inexistente em alguns trechos, terá uma extensão de até 70 metros (Foto: Rodrigo Ramos, Prefeitura de Navegantes)

A Praia do Gravatá, em Navegantes, está prestes a receber uma grande obra de alargamento que vai tirar a faixa de areia de quase inexistente para uma extensão de cerca de 70 metros. De acordo com a prefeitura, a draga Galileo Galilei está prevista para chegar na cidade no próximo domingo (12), e iniciar os trabalhos.

Continua após a publicidade

A expectativa é que a operação de dragagem seja feita de forma ininterrupta, 24 horas por dia, ao longo de um trecho de 2,3 quilômetros, entre a região próxima ao Rio das Pedras e o Molhe do Gravatá. É esperado que essa etapa seja finalizada em até 15 dias, encerrando ainda no mês de julho.

Nessa segunda-feira (6), equipes iniciaram uma fase preparatória que será fundamental para o funcionamento da draga: a colocação de aproximadamente 1,5 quilômetro de tubulação no mar. O sistema será utilizado para transportar a areia retirada do fundo do mar até a orla da praia.

Continua após a publicidade

Praia do Gravatá está em contagem regressiva para alargamento

Considerada uma das maiores empresas de engenharia marítima do mundo, a multinacional belga Jan de Nul é a responsável pela execução da obra, que conta com um investimento público de R$ 31,5 milhões. Após a conclusão da dragagem, a areia ainda passará por um período de acomodação antes da liberação do espaço ao público.

Praia será interditada

Durante a execução dos trabalhos e também por 10 dias após o término da colocação da areia, a Praia do Gravatá ficará totalmente interditada ao público. A restrição inclui caminhadas, banho de mar, pesca e qualquer outro tipo de atividade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Roberto Ferreira, a medida busca garantir a segurança da população durante as obras e colaborar com o processo de estabilização da areia.

— É um ambiente de obras com maquinário pesado, ou seja, não é um local seguro para passagem de pessoas. Mesmo depois do fim da colocação da areia, é necessário um período de acomodação. Enquanto isso acontece, o solo não fica firme e a pessoa pode ficar presa, havendo risco de vida. Por isso, pedimos a colaboração de toda a população para que não entre na Praia do Gravatá enquanto a área não for liberada, para evitar acidentes — orienta.

Continua após a publicidade

A liberação do espaço após a conclusão de todas as etapas ficará a cargo do Corpo de Bombeiros Militar do município.

Como é a draga que fará o alargamento

A draga Galileo Galilei tem 166 metros de comprimento e capacidade para transportar até 18 mil metros cúbicos de sedimentos a cada viagem feita. A embarcação, de bandeira de Luxemburgo e construída na China em 2020, já atuou em outras grandes obras de alargamento do litoral catarinense, como na Praia Central de Balneário Camboriú e na Praia de Itapoá.

Continua após a publicidade

Equipada com sistemas de navegação e monitoramento ambiental, a draga funciona utilizando tubos que alcançam o leito marinho para aspirar a mistura de areia e água, armazenando o material em um compartimento interno. Depois, a carga é transportada e bombeada até a praia, onde a areia é utilizada para alargar a faixa de areia.