Uma lagoa que se formou há 15 anos no alto do Morro da Turquia, um ponto turístico de Pomerode, será esvaziada pela Defesa Civil. A prefeitura diz que a medida é preventiva e leva em conta a previsão de chuvas cada vez mais frequentes e intensas para os próximos meses no Vale do Itajaí, o que pode provocar o rompimento.
A partir desta quarta-feira (16), será aberto um canal para permitir que a água da lagoa chegue ao ribeirão próximo à Rua Pomerânia. A Defesa Civil garante que o procedimento será gradativo e controlado. A expectativa é que o trabalho seja concluído dentro de duas semanas, segundo a prefeitura.
O esvaziamento da lagoa deve provocar a elevação temporária do nível da água no ribeirão na região do Morro da Turquia. Moradores e motoristas que circulam pela região devem redobrar a atenção e evitar transitar pelas margens do curso d’água enquanto o procedimento estiver em andamento.
A formação da lagoa ocorreu a partir de um deslizamento de terra registrado em 2011. “Com o passar do tempo, o acúmulo de água no local passou a representar riscos potenciais para a comunidade, elevando a probabilidade de deslizamentos ou de enxurradas em caso de um eventual rompimento”, explica a Defesa Civil de Pomerode.

