SC tem alerta de “perigo” para tempestades e queda de granizo nesta quinta

Chuvas podem chegar até 100 milímetros e ventos a velocidades de 100 km/h

Compartilhe:
Inmet (3)

Maior perigo é nas regiões Oeste, Serra e Sul, conforme Inmet (Foto: Inmet, Reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três avisos de alerta para tempestades em Santa Catarina nesta quinta-feira (28). Até o meio-dia, as regiões Oeste, Serra e Sul estão em alerta laranja de “perigo” para chuvas de até 100 milímetros, ventos de 100 km/h e risco de queda de granizo.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Há também outros dois avisos amarelos de “perigo potencial” para duas regiões: um engloba o Norte Catarinense e partes da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, e outro inclui o Sul e partes da Serra, da Grande Florianópolis, do Oeste e do Vale do Itajaí. O risco é de chuvas de até 50 milímetros e ventos de 60km/h até o meio-dia.

Continua após a publicidade

“Caiu um cacau”: chuva intensa chega a Florianópolis e transforma ruas em cachoeiras

Veja os alertas do Inmet

Alertas da Defesa Civil

A aproximação de uma frente fria, somada ao calor e a umidade que predominam em Santa Catarinatrará temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa a qualquer hora do dia em todas as regiões catarinenses nesta quinta-feira (28). A Defesa Civil estadual alertou que áreas no Grande Oeste devem ser as mais atingidas.

Abafamento e temporais: SC terá chuva e temperaturas elevadas na última semana de novembro

Por volta das 18h de quarta-feira, a Defesa Civil do Estado já havia emitido um alerta à população para raios, rajadas de vento, granizo, alagamentos e enxurrada para as duas horas seguintes. Florianópolis registrou fortes chuvas em um curto espaço de tempo, fazendo ruas virarem “cachoeiras”.

Continua após a publicidade

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais, busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes
  • Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar
  • Evite caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia
  • Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados

Leia também

Argentino solta jacaré em lago na divisa com SC, animal aterroriza e gera tensão na fronteira

Vestibular de Verão da Udesc é no domingo em 14 cidades de SC; veja horários e o que levar