Conhecida por ser a fábrica de bilionários, a empresa WEG anunciou que vai investir US$ 165 milhões, aproximadamente R$ 840 milhões, para expandir sua capacidade de produção de geradores na América do Norte. O projeto será realizado em duas fases e tem como objetivo atender à crescente demanda por soluções de geração de energia para aplicações críticas nos EUA, especialmente impulsionada pela expansão dos data centers.
A iniciativa representa mais um passo na estratégia de crescimento dos negócios incorporados à companhia por meio da aquisição da Marathon. A WEG, que tem sede e nasceu em Jaraguá do Sul, no Norte de SC, tem operações em diversas partes do mundo e vai continuar expandindo.
A primeira fase do projeto anunciado para a América do Norte contempla investimentos de 24 milhões de dólares para aquisição e adequação de um prédio industrial localizado ao lado do atual Parque Industrial de Quma I, em Atotonilco de Tula, no México.
A unidade será destinada à montagem de geradores e contribuirá para a expansão da capacidade produtiva da companhia, com início das operações previsto para o segundo trimestre de 2027.
Na segunda fase, em local ainda a ser definido na América do Norte, a WEG investirá 141 milhões dólares na construção de duas novas instalações industriais. O projeto prevê a implantação de uma estrutura produtiva verticalizada que abrangerá processos estratégicos como fabricação de lâminas, bobinas de baixa e média tensão, eixos e carcaças, aumentando a eficiência operacional e a competitividade da operação.
Ao fim da segunda fase, prevista para ser concluída em 2030, a companhia terá capacidade global de fabricar cerca de 50 geradores por dia em suas fábricas no México, EUA, Brasil e China, frente a atual capacidade de 10 geradores por dia.
“Este investimento representa mais um passo importante na consolidação da nossa estratégia para o negócio de geradores na América do Norte. Além de ampliar nossa capacidade de produção, o projeto fortalece a integração das operações incorporadas com a Marathon e nos prepara para acompanhar a evolução de mercados que demandam infraestrutura crítica cada vez mais robusta, como o de data centers”, afirma João Paulo Gualberto da Silva, vice‑presidente da Unidade de Energia da WEG.
























