Famílias passam cinco dias acampadas para conseguir vaga na 1ª escola-bombeiro do Brasil

Matrículas para 2027 começam na segunda-feira (9), mas pais e responsáveis já se revezam na fila desde quinta-feira para garantir uma das 40 vagas disponíveis.

Compartilhe:

(Foto: Fábio Bublitz, NSC TV)

Dezenas de famílias estão acampadas no pátio da primeira escola-bombeiro do Brasil para garantir uma vaga a seus filhos. As matrículas começam na segunda-feira (9), mas desde a manhã desta quinta (5) já tinha gente com cadeiras e até colchões aguardando (veja fotos abaixo). Na prática, serão cinco dias de espera.

Continua após a publicidade

A escola entrou em funcionamento neste ano e, no fim de 2025, quando abriu as inscrições para preencher as 584 vagas também houve correria dos pais. Agora, para 2027, são apenas 40 vagas abertas: sendo 28 para o 1º ano e 10 para o 9º ano do ensino fundamental.

O aposentado Adenir de Souza chegou às 7h de quinta. Durante dois dias, ele a esposa vão se revezar na fila para garantir uma vaga para o neto. No fim de semana, o pai e mãe do menino assumem o posto até o momento da aguardada matrícula.

  • Os pais ou responsáveis precisam apresentar uma lista de documentos:
  • Cópia da certidão de nascimento da criança;
  • Declaração de vacinação emitida por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município;
  • Cópia do CPF e RG do pai e da mãe ou do responsável legal;
  • Cópia da declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude, nos casos em que a criança estiver sob responsabilidade de terceiros;
  • Comprovante de residência atualizado, emitido nos últimos três meses, no município de Indaial;
  • Para famílias cadastradas no Bolsa Família, declaração com o Número de Identificação Social (NIS) da criança.

Famílias acampam em escola para garantir vaga em Indaial