A imagem tradicional dos centros urbanos costuma se resumir ao movimento comercial diurno e ao fluxo intenso nos horários de pico. Mas o que as pessoas realmente precisam para viver bem, todos os dias, no lugar onde moram?
É essa pergunta que dá forma ao ZENN Living Residence, lançamento da Linha Signature da Nova Empreendimentos. O projeto se apoia em um princípio do urbanista dinamarquês Jan Gehl: “primeiro a vida, depois o espaço, e só então os edifícios”.
— Quando fundamos a Nova em 2012, a convicção era simples: construir a preço de custo, com transparência total para o cotista. Catorze anos e 23 empreendimentos depois, essa convicção amadureceu em etapas: o Aura foi o primeiro projeto a carregar o selo Signature, o Cais veio em seguida, e agora chegamos ao ZENN, o terceiro, mais um degrau na pergunta que sempre nos moveu: o que faz um edifício deixar de ser tijolos empilhados e virar um lugar onde a vida das pessoas acontece? Não é o acabamento que responde isso, é a forma como os espaços dialogam com a rotina de quem mora ali: um corredor, uma área comum, uma varanda podem facilitar ou dificultar um encontro, uma pausa, um momento de descanso.
Por isso, o ZENN foi pensado com mais de 1.500 m² de área comum e mais de 20 espaços para permitir o encontro das pessoas, do boulevard de acesso até a piscina do ático. Saúde integral, wellness e convivência deixam de ser amenidades para se tornarem o escopo do projeto, desde a planta baixa. No fundo, é a mesma filosofia da nossa fundação, só que aplicada a uma exigência nova do morador de hoje. A gente não abandonou o que nos trouxe até aqui, a gente sofisticou — resume Leandro Annies, fundador da Nova Empreendimentos.
Uma esquina que se abre para a cidade
Essa lógica de colocar a vida antes do edifício também aparece na relação do ZENN com seu entorno. Na esquina das ruas Irmão Joaquim e Raul Machado, a estrutura recua para dar lugar a um boulevard aberto, com paisagismo, playground, pet place e operações comerciais, que incentiva o convívio entre os que residem e frequentam a região.
O espaço vai se chamar Boulevard Domingos Fossari, em referência ao artista catarinense que dedicou a vida a retratar a cidade em suas obras e, não por coincidência, viveu onde agora nasce o ZENN. Representações de suas obras vão integrar o espaço.
— Mais do que uma contrapartida urbanística, enxergamos a oportunidade de deixar um legado. O ZENN não foi pensado apenas para quem vai morar nele, mas também para quem vive a cidade — destaca Walmir Junior, sócio e diretor de novos negócios da Nova Empreendimentos.

Ao eliminar muros cegos e disponibilizar a área térrea com praça comunitária e lojas voltadas para a rua, a solução arquitetônica estabelece uma transição harmoniosa entre o ambiente privado e o bairro, devolvendo o espaço urbano às pessoas.
Wellness em três camadas
São mais de 20 espaços distribuídos entre wellness, convivência e serviços, entre eles:
Wellness & bem-estar: piscina interna aquecida e salinizada, saunas seca e úmida, banheira de gelo, sala de massagem e o Studio ZENN, para pilates, yoga, dança e luta.

Convivência & serviços: hall de entrada com pé-direito duplo, espaço gourmet com duas cozinhas, espaço kids, mini mercado, pet care, bicicletário, coworking e estúdio de podcast.

No topo da cidade, o ático: piscina externa com raia semiolímpica de 25 metros, fitness completo, gourmet lounge, Espaço ZENN e espaço parrilla.

Nas unidades residenciais, o projeto prioriza a atenuação acústica, com contrapiso flutuante para reduzir a transmissão de ruídos entre pavimentos e parede dupla entre apartamentos, priorizando sempre o conforto e bem estar dos moradores. Entre outros diferenciais das unidades estão esquadrias de alumínio com persiana integrada, fechadura digital e churrasqueira a carvão com sistema de exaustão.
Construção a preço de custo: transparência como modelo
O ZENN segue o modelo de construção a preço de custo, operacionalizado via Sociedade de Propósito Específico (SPE), estrutura que já viabilizou a entrega de 23 projetos administrados pela Nova Empreendimentos em 14 anos de atuação em Florianópolis. A mais recente prova disso está a poucos metros dali: em 25 de julho, foi concluído e entregue aos sócios o Residencial Évora, na Rua Irmão Joaquim, empreendimento idealizado e executado com a administração da Nova.
Nesse modelo, não há compra e venda de unidades imobiliárias. Ao aderir ao projeto, o participante torna-se sócio da pessoa jurídica responsável pela execução da obra, assumindo, junto aos demais sócios, os riscos e benefícios da construção, não tendo que arcar com a margem de lucro das de incorporações tradicionais.
A estrutura se apoia em compromissos práticos de transparência: planejamento orçamentário desde a fase inicial, prestação de contas periódicas com acesso irrestrito dos sócios aos relatórios financeiros, e acompanhamento de custos realizado em conjunto em todas as etapas do empreendimento.
