Ex-Real Madrid, Zidane é anunciado como novo técnico de seleção para a Copa do Mundo 2030

Apresentação oficial foi feita nesta terça-feira (28) e novo treinador começa os trabalhos a partir de agosto

Compartilhe:
Zidane é anunciado como novo técnico de seleção (Foto: REUTERS/Abdul Saboor)

Zidane é anunciado como novo técnico de seleção (Foto: REUTERS/Abdul Saboor)

Zinédine Zidane é oficialmente o novo treinador da França. Depois de muita especulação, o anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo presidente da Federação Francesa de Futebol, Philippe Diallo, em coletiva. O vencedor da Bola de Ouro assumirá o primeiro trabalho em uma seleção com contrato válido até junho de 2030.

Continua após a publicidade

Veja fotos do Hassan II, maior estádio do mundo, que pode ser palco da final da Copa do Mundo de 2030

Na coletiva de apresentação do técnico, o presidente da entidade afirmou que o contrato de Zidane entrará em vigor no dia 1º de agosto. O trabalho em campo começará no início de setembro, já com foco na estreia da Liga das Nações, marcada para o mesmo mês.

— É um sonho que se torna realidade, de certa forma. Recebi propostas nos últimos quatro ou cinco anos para assumir clubes. Recusei todas para treinar a seleção francesa. Era a única coisa que eu queria fazer depois do Real Madrid. Conheço a equipe desde criança, comecei nas categorias de base, passei por todas as etapas até chegar ao time principal. É o ápice. Vou dar tudo de mim para garantir que este time continue vencendo — disse Zidane.

Continua após a publicidade

Aos 54 anos, Zidane chega para ocupar a posição que foi de um antigo colega de seleção: Didier Deschamps. Os dois venceram juntos como titulares a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000 pela França.

Deschamps foi técnico da equipe francesa por 14 anos e comandou o elenco na conquista da Copa de 2018 e da Liga das Nações de 2021. Em janeiro do ano passado, ele anunciou que deixaria a seleção após a Copa do Mundo de 2026.

Com o acerto, Zidane voltará a trabalhar após ficar totalmente afastado do futebol por cinco anos. O técnico não assumia nenhum projeto ou equipe desde que encerrou a segunda e última passagem pelo Real Madrid, em maio de 2021.

De acordo com a apuração, a comissão técnica que acompanhará o profissional neste novo ciclo com os Bleus já está totalmente definida e estruturada de forma antecipada.

Continua após a publicidade

O comandante deve assinar o contrato formal com a federação nos próximos dias. O anúncio oficial ocorrerá logo após a saída de Didier Deschamps do comando técnico da seleção.

Relembre a carreira de Zidane como técnico

Zidane iniciou no Real Madrid como assessor e diretor, virou auxiliar de Carlo Ancelotti e comandou o time B do clube espanhol.

Continua após a publicidade

Na primeira passagem como treinador, entre 2016 e 2018, ele comandou o time por 149 partidas e faturou o tricampeonato consecutivo da Champions League, além de um título de La Liga.

No segundo ciclo, que terminou em 2021, esteve à frente em mais 114 jogos antes de optar por se afastar dos gramados. Nesse perído, ele conquistou mais um título do campeonato espanhol.

Continua após a publicidade

*Sob supervisão de Marcos Jordão