Marca espanhola que mudou apelido de Kaká entra na disputa para patrocinar clube da Série A

Conhecida por ser patrocinadora histórica do Real Madrid, empresa influenciou diretamente a carreira do vencedor da Bola de Ouro

Compartilhe:
Kaká já foi patrocinado pela marca (Foto: Jan S0L0, Wikimedia Commons)

Kaká já foi patrocinado pela marca (Foto: Jan S0L0, Wikimedia Commons)

Uma gigante internacional do vestuário esportivo entrou na disputa pelo contrato de fornecimento de um tradicional clube brasileiro. A marca espanhola, conhecida por ser patrocinadora histórica do Real Madrid, influenciou diretamente a carreira do vencedor da Bola de Ouro, o brasileiro Kaká.

Continua após a publicidade

Veja o último máster dos 20 clubes da Série A, antes das bets

A fornecedora espanhola Kelme está entre as marcas consultadas pelo Coritiba para assumir o desenvolvimento dos uniformes a partir de 2027. A empresa tenta expandir a presença na elite do futebol nacional.

Além da marca espanhola, o clube paranaense avalia propostas da italiana Macron e da japonesa Mizuno para a nova temporada. A atual parceira Diadora também segue no páreo para renovação contratual, embora a intenção inicial da diretoria seja realizar a troca do fornecedor.

Continua após a publicidade

A diretoria analisa a qualidade dos tecidos, a variedade do catálogo e a capacidade logística para abastecer as lojas oficiais da equipe. A escassez frequente de camisas nos tamanhos M e G em temporadas anteriores acendeu o alerta na cúpula alviverde para os prazos de entrega.

O departamento de futebol exige materiais resistentes a lavagens diárias para suprir as rotinas intensas de treinos e viagens. Peças como segundas peles, casacos de viagem e vestuário para comissão técnica e roupeiros passam por rigorosa avaliação de durabilidade.

A Kelme tem no portfólio de patrocínios equipes internacionais de destaque, como o Espanyol na Espanha e o Watford na Inglaterra. No cenário brasileiro, a empresa veste times como Anápolis, Brasil de Pelotas, América-RN e América-PE em competições regionais e nacionais.

Entenda a história da Kelme com o apelido de Kaká

O ex-jogador Ricardo Izecson foi inscrito pelo São Paulo Futebol Clube com a letra “C” no início da carreira profissional. O apelido “Cacá” vinha da infância, quando o irmão mais novo não conseguia pronunciar o nome Ricardo corretamente.

Continua após a publicidade

O clube paulista aceitou a grafia com a letra “C” devido a exigências de padronização nos registros da Federação Paulista e nas camisas. O atleta preferia a versão escrita com “K”, assinando autógrafos dessa forma após se destacar no Torneio Rio-São Paulo de 2001.

A sugestão para a alteração oficial do nome partiu do pai do atleta, visando uma futura parceria comercial. A estratégia de marketing buscava alinhar a letra “K” do apelido à identidade da marca espanhola de chuteiras Kelme.

Continua após a publicidade

A cúpula são-paulina enfrentou resistência inicial devido aos contratos de uniformes e às inscrições formais de atletas nas entidades organizadoras. Após insistência e alinhamento com a diretoria, o clube autorizou o uso do nome Kaká com a letra “K”.

*Sob supervisão de Marcos Jordão