Rival da Itália pode ser excluída de todas as competições

FIFA e UEFA sofrem pressão de especialistas da ONU para que seleção de Israel seja suspensa de competições por conta da guerra em Gaza

Compartilhe:
Logo da Copa do Mundo de 2026 (Foto: FIFA, Divulgação)

Logo da Copa do Mundo de 2026 (Foto: FIFA, Divulgação)

Uma seleção europeia pode ser suspensa de todas as competições do futebol mundial. Trata-se da equipe de Israel, que disputa as eliminatórias do continente para a Copa do Mundo de 2026 no grupo I, ao lado de Noruega, Itália, Estônia e Moldávia.

Continua após a publicidade

Seleções já classificadas para a Copa do Mundo

O pedido partiu de especialistas independentes da ONU (Organizações das Nações Unidas) à Fifa e à UEFA, entidades que gerem o futebol no mundo e na Europa, respectivamente. A pressão contra a seleção israelense se dá por conta da guerra em Gaza, em ofensivas contra o Hamas amplamente condenadas pela comunidade internacional.

Continua após a publicidade

De acordo com esses consultores, que não representam institucionalmente a ONU, as entidades esportivas não podem ficar neutras em relação a países que praticam o que chamam de genocídio contra civis na região. O argumento é que a seleção representa um estado que pratica “atrocidades”.

No entanto, este grupo de especialistas reforça que as punições devem ser feitas às seleções e equipes, mas não contra jogadores, que não podem ser prejudicados por conta de suas nacionalidades.

A pressão por suspensão ganha força após a manifestação pública do ex-jogador francês Eric Cantona, que classificou o tratamento dado a Israel como um “duplo padrão” das entidades esportivas internacionais.

– Quatro dias após o início da guerra na Ucrânia, a Fifa e a Uefa suspenderam a Rússia. Estamos agora 716 dias após o início do que a Anistia Internacional chama de genocídio, e Israel continua podendo participar. Por que esse duplo padrão? A Fifa e a Uefa devem suspender Israel. Os clubes devem se recusar a jogar contra times israelenses – disparou Cantona.

Continua após a publicidade

Israel briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. A equipe está em terceiro lugar no Grupo I, com os mesmos nove pontos da Itália, segunda colocada. A Noruega lidera com 15. Apenas s primeira colocada se classifica para o Mundial, os segundos lugares disputam uma repescagem.

Classificação fornecida por Sofascore