Uma nova ponte com investimento previsto de R$ 207 milhões deve conectar os estados de Alagoas e Sergipe e acabar com a dependência da travessia por balsa entre os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE).
Construída na BR-349, a estrutura será erguida sobre o Rio São Francisco, considerado o maior rio que nasce e corre inteiramente em território brasileiro. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.
A ligação rodoviária pretende mudar o deslocamento entre os dois municípios e ampliar a integração econômica entre as regiões.
Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto deve facilitar o transporte de mercadorias, impulsionar o turismo e o comércio e melhorar o acesso da população a serviços essenciais.
Obras da ponte entre Alagoas e Sergipe
O empreendimento recebe investimentos com recursos federais do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Até abril deste ano, mais de R$ 80 milhões já haviam sido investidos na construção.
Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pelas informações sobre a obra, os trabalhos contam com participação de mais de 170 profissionais.
A construção representa também uma oportunidade de trabalho para moradores da região. À reportagem do Dnit, Thyago Farias, servente de obras residente em Penedo, destaca a geração de empregos entre os efeitos esperados para os dois estados.
“É muito gratificante estar aqui. É uma obra que vai durar para sempre e que vai ficar marcada na história, e eu fiz parte”, declarou em abril deste ano.
Como será a nova ponte sobre o Rio São Francisco?
O projeto prevê uma estrutura com 1,18 quilômetro de extensão e 18 metros de largura. O desenho contempla diferentes formas de deslocamento, incluindo veículos, bicicletas e pedestres. Entre as principais características da obra estão:
- Extensão de 1,18 quilômetro, para conectar Penedo e Neópolis.
- Largura de 18 metros, com faixas de rolamento e acostamentos.
- Vão navegável de 150 metros, destinado à passagem de embarcações.
- Altura de 30 metros no trecho navegável, com cerca de 18 metros acima do nível do rio.
- Ciclovia e passeios para pedestres, além de iluminação ao longo de toda a estrutura.
O espaço reservado à navegação foi planejado para permitir a passagem segura de embarcações pelo Rio São Francisco. A estrutura também terá áreas para circulação de bicicletas e pessoas a pé.
Ponte irá acabar com a travessia de moradores e motoristas por balsa
Atualmente, a travessia entre Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, depende do transporte por balsa. Com a conclusão da ligação rodoviária, a expectativa é eliminar essa necessidade e diminuir o tempo gasto no deslocamento entre as duas cidades.
A mudança poderá facilitar a rotina de moradores, trabalhadores e visitantes que precisam circular entre os municípios. Para o transporte de cargas, a nova conexão também deve contribuir para tornar o trajeto mais eficiente e reduzir despesas logísticas.
Como a construção avançou até agora?
Desde o início das intervenções, a obra passou por etapas de implantação da infraestrutura que sustentará a estrutura principal. Entre os serviços já executados estão a construção de estacas, pilares, travessas e pré-lajes.
Esses componentes formam a base necessária para a instalação da superestrutura, etapa que concentra a montagem da parte principal da ponte. O projeto se encaminha, no momento, para a conclusão e deve ser entregue em dezembro deste ano.




