Um homem que matou a companheira a facadas na frente da filha foi condenado a 45 anos de prisão em Campos Novos, no Meio-Oeste Catarinense. O crime aconteceu em outubro de 2025 e o autor já estava preso preventivamente desde então.
O homem não aceitava o término do relacionamento e atacou a vítima na frente da filha adolescente dos dois, que precisou buscar a ajuda dos vizinhos. O júri condenou o acusado pelo crime de feminicídio com motivo torpe, praticado com emprego de meio cruel, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
A juíza responsável pela sentença também condenou o réu a pagar R$ 50 mil em indenização para a filha, como reparação aos danos morais. O fato de o crime ter sido praticado na frente da menina também foi considerado como um agravante.
O Promotor de Justiça Alexandre Penzo Betti Neto, que conduziu a acusação, afirmou que a sentença representa uma resposta firme ao ato, reconhecendo a extrema gravidade do crime e reafirmando o compromisso do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O processo tramita em segredo de justiça e a decisão cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A juíza negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade.
Feminicídios em SC
Santa Catarina registrou mais de 400 feminicídios entre 2020 e 2025, o crime foi tipificado há 11 anos, em 09 de março de 2015, e caracteriza o ato como o assassinato de uma mulher em função de ela ser mulher, como em casos de violência doméstica ou de gênero. 2026 vem sendo um dos anos mais violentos para as mulheres catarinenses. Entre janeiro e junho foram registrados 28 casos.
